TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Janeiro Branco com dicas para saúde mental

17/01/2024



O ano começa e iniciar colocando foco na saúde mental: é a proposta do Janeiro Branco que completa 10 anos, e em 2024 traz o tema “Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer agora?” - ressaltando que há caminhos para buscar uma vida mais equilibrada. 


Você sabia que um em cada três brasileiros apresenta problemas de saúde mental relacionados a sintomas de ansiedade, insônia e alteração do apetite? Sabia que o Brasil é país mais ansioso do mundo?  Esses dados recentes do Datafolha, que ouviu mais de 2,5 mil pessoas em todo país e da OMS (Organização Mundial de Saúde) em relatório de 2023, demonstra que a necessidade de cuidar da saúde mental, muitas vezes julgada por “frescura”, “mimimi”, ainda são tabu e prejudicam todas as pessoas envolvidas.


Exaustão emocional e redes sociais


Diariamente as pessoas são bombardeadas com padrões inatingíveis nas redes sociais: o corpo perfeito, o trabalho dos sonhos, o relacionamento ideal, a viagem maravilhosa, entre outros. Com isso, a pressão individual para atingir essas expectativas sociais e profissionais se torna uma fonte comum de exaustão emocional, uma vez que gera frustração, medo e culpa por não conseguir ter tempo para trabalhar, estudar, praticar exercícios, ter uma vida familiar e social satisfatória, ganhar muito dinheiro e ainda  responder todas as conversas nos aplicativos de mensagem, além de postar todas essas "maravilhas" nas redes! 

O distanciamento social que a Pandemia trouxe, amplificado pela conectividade virtual, pode contribuir para sentimentos de solidão e sintomas depressivos, evidenciando que a era digital  desempenha um papel relevante e desconhecido nos desafios contemporâneos de saúde mental. 


Mitos, tabus e autodiagnóstico

Hoje uma postagem no Instagram faz que pessoas, principalmente jovens, se enquadrem em pré diagnósticos diversos e precoces. “Pai, já sei o que sou: bipolar e pansexual”, diz Yuri aos 12 anos. Pela falta de informação profissional e excesso de informação na internet, é comum que muitas pessoas tenham concepções erradas sobre o comportamento pessoal ou de uma pessoa próxima com depressão, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), ansiedade ou outra neurodivergência, distanciando a possibilidade de um tratamento adequado para cada caso. 

Tendência ao isolamento social, evitação de atividades sociais ou alterações abruptas nos hábitos diários, podem ser indicativos de que a pessoa não está bem psiquicamente. Assim como distúrbios do sono, como insônia ou excesso de sono, perda de apetite ou ganho de peso sem motivo aparente, expressões persistentes de tristeza, desesperança, irritabilidade ou dificuldade de concentração são sinais de alerta. As variações hormonais na adolescência e na menopausa, por exemplo, são fatores que por si só merecem uma atenção especial para o equilíbrio integral do ser humano. 


Banho de floresta

A Floresta Terapia (também conhecida como Banho de Floresta) foi concebida no Japão nos anos 80 e é praticada em 46 países, tais como Coreia do Sul, Canadá e Estados Unidos, sendo adotada inclusive como política pública de saúde em alguns deles. Nesses países o médico prescreve horas de contato com a natureza a favor da saúde.  Ainda que a gente já soubesse que ficar na natureza só faz bem, sua eficácia é comprovada cientificamente como capaz de aumentar a capacidade funcional do sistema imunológico reduzindo estresse, ansiedade e depressão e colaborando com a melhoria integral dos seres humanos. 

O privilégio de morar numa região super arborizada, cercada de parques e natureza abundante, como a Granja Viana, facilita usar essa estratégia que faz lembrar que somos parte da natureza e isso acalma. Caminhar pela natureza, observar uma teia de aranha, sentir a textura das árvores e o aroma da floresta e simplesmente parar para respirar, têm efeitos terapêuticos comprovados. 


Metas serenas

Saber dizer Não, estabelecer limites e criar metas realistas, são estratégias cruciais que, combinadas, promovem um ambiente mais equilibrado para enfrentar os desafios do mundo e não se sobrecarregar diariamente. A busca frenética por metas tornou-se uma importante ferramenta para os modelos de produção adotados no mundo globalizado. Esse tipo de gestão busca aumentar a produtividade e os lucros das organizações, no menor intervalo de tempo e com o menor custo possível. O preço que se paga é com a saúde pessoal e ambiental.  Refletir sobre a necessidade atendida ao consumir esse ou aquele item podem auxiliar no alcance ao bem estar sem precisar entrar no vórtex do consumo como sinônimo de felicidade. 


A sabedoria em pedir ajuda

A psicologia, terapias, psiquiatria e práticas a favor do são importantes para estimular o desenvolvimento de habilidades de enfrentamento emocionais saudáveis. Melhorar as relações consigo mesmo e com as pessoas que você convive, superar traumas, lidar com vícios, com um luto, são alguns fatores da condição humana que merecem cuidados especializados. Na região temos uma concentração de profissionais de diversas linhas e vertentes que promovem a saúde mental sem o estresse da Raposo. Confira:


Serviço:

granjaviana.com.br/saude

granjaviana.com.br/terapias e mais


Fontes:

https://janeirobranco.com.br/

 https://holiste.com.br/

https://terraluminous.eco.br/



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR