10/11/2016
‘Carpa que sobe o rio enfrentando a correnteza montanha acima’. Ou simplesmente KoíZan (koí=carpa, zan=montanha, no idioma japonês). A palavra, simples e rica como sua cultura, simboliza muitas coisas: força, coragem para vencer, centelha que dá energia para a vida, paz interior. Foi toda essa inspiração que motivou o arquiteto e granjeiro João Paulo Castanho, há 20 anos, a abrir o primeiro restaurante de comida japonesa da Granja Viana.
Várias ‘coincidências’ conspiraram para essa iniciativa, além, é claro, da paixão por essa culinária. Naquela ocasião, João Paulo havia sido contratado para o projeto arquitetônico da Estação do Sino, onde acabou construindo, na mais irretocável arquitetura japonesa, a primeira instalação do Koízan. Também naquela época, ele praticava aikido e havia se tratado com um acupunturista japonês, o introdutor da arte marcial no Brasil, a quem convidou para conhecer as futuras instalações. Foi esse mesmo amigo quem sugeriu o nome do restaurante, atribuindo a ele essa grande força de vontade em tornar-se realidade.
Na medida em que construía o restaurante, João Paulo foi reconhecendo ainda mais os valores orientais presentes nessa construção: a simplicidade, a luminosidade, integração com a natureza, o despojamento e ao mesmo tempo o requinte e a sofisticação do que é simples.
Hoje, em sua nova casa, no Pátio Viana I, o Koízan ocupa o espaço onde antes funcionou por anos o restaurante do Ney, o que por si só já garante o melhor astral que podia encontrar aqui na Granja! João Paulo procurou manter esse mesmo espírito da primeira loja, não só na arquitetura, mas também no cardápio, repaginado como o local. Conta nessa empreitada com o apoio da pintora e amiga Midori Hatanaka, que dá seus toques mágicos na decoração, na apresentação dos pratos e no menu impecável. Também organizará os cursos de Sushi e Sashimi, Ikebana, Origami, oferecendo aos clientes um pouco da rica cultura japonesa. Quem faz os cursos conta com a vantagem de poder encomendar no Koízan os kits para cozinhar em casa.
O Koízan também realiza eventos externos e delivery, além de oferecer um cardápio especial para as festas de fim de ano. Uma grande vantagem da nova casa é contar com estacionamento gratuito no Patio Viana II, ou serviço de valet por um preço bastante acessível.
Conhecer para quem não conhece, ou re-conhecer para quem já foi cativado, é de rigor! É só ir e curtir o aconchego do local e o sabor impecável. Simples assim!
Serviço:
Koízan Culinária Japonesa
Rua José Felix de Oliveira, 991 – Pátio Viana I – Granja Viana
Horários:
2ª. a 5ª., das 12 às 14h30; 6ª., das 12 às 15hs; Sáb., das 12h à 0h e Dom., das 12 às 22h30.
Tels: 4702.6351 e 4321.2083