09/04/2021
A prefeitura de Cotia anunciou esta semana a contratação emergencial de 22 coveiros. A informação chamou a atenção da nossa reportagem, uma vez que a cidade possui 3 cemitérios públicos e, de acordo com o Portal da Transparência Municipal, 11 coveiros já fazem parte do quadro de funcionários da Prefeitura.
Saiba mais sobre o processo seletivo
Questionada, a Prefeitura justificou a contratação emergencial com o fato de que alguns colaboradores – sem revelar números -, por conta da pandemia, terem sido afastados compulsoriamente por fazer parte do grupo de risco. Ainda segundo a prefeitura, “também houve uma baixa, em 2020, por conta de desonerações”.
Com o número de óbitos por complicações da covid-19 aumentando progressivamente na cidade, segundo a prefeitura, o serviço funerário registrou aumento de demanda, “no entanto, não há serviço represado no IML e nem na funerária municipal”.
“As contratações se fazem necessárias para que haja garantia da continuidade tranquila deste serviço na cidade pelos próximos meses”, respondeu a Prefeitura.
De acordo com dados da administração dos cemitérios, no mês de março deste ano, ocorreram 100 sepultamentos nos cemitérios públicos da cidade, sendo 83 de moradores. Perguntamos quantos sepultamentos ocorreram no mesmo período do ano passado, mas não btivemos resposta.
Quanto à necessidade de abertura de novas covas, a prefeitura respondeu que estas são abertas de acordo com a necessidade de cada dia e que não há até o momento, a necessidade de abertura prévia de covas.