02/05/2025
O teatro municipal de Cotia, com previsão de ser inaugurado no primeiro semestre, terá o nome de Regente Antônio Pio após mudanças e pressão popular. O aniversário de Cotia e a tradicional romaria de Caucaia ganham participação inédita de artistas locais
Após meses de debate e polêmica sobre o nome do novo Teatro Municipal, a decisão final veio com o peso da opinião pública: o espaço se chamará Teatro Municipal Professor Regente Antônio Pio dos Santos Neto. A decisão foi confirmada no dia 29 de abril pelo prefeito Welington Formiga, após uma consulta pública nas redes sociais. A escolha marca a valorização dos artistas da Região.
A trajetória até essa definição foi marcada por forte mobilização popular. Em fevereiro deste ano, o prefeito anunciou nas redes sociais que o teatro, em fase final de construção no centro da cidade, levaria o nome do apresentador Silvio Santos. A repercussão foi imediata. Artistas, moradores e representantes do Conselho de Cultura criticaram a escolha, por não refletir a realidade e a história de Cotia. Muitos defenderam que o nome deveria homenagear uma figura local com ligação direta à cultura da cidade.
A pressão surtiu efeito. O prefeito voltou atrás, gravou novo vídeo e decidiu abrir consulta popular. O nome do teatro foi alterado provisoriamente para “Teatro Municipal de Cotia” e, por meio de uma enquete online, os moradores foram convidados a sugerir nomes para as sete salas internas do espaço. Entre os nomes mais citados estavam Antônio Pio dos Santos Neto, Jair Rodrigues, Mãe Alcina, Rita Lee, Rolando Boldrin e Seu Dito da Congada (ordem alfabética).
No dia 30 de abril, o Prefeito divulgou em suas redes: “Após consulta pública - afinal, o dinheiro é público e quem manda é o povo -, a escolha da maioria esmagadora foi pelo nome Regente Antônio Pio para o Teatro.Assim será feito. Os demais nomes mais votados darão nome às salas internas do espaço.”
Sobre Antônio Pio
Antônio Pio dos Santos Neto, personalidade profundamente ligada à formação cultural do município, falecido em 1992 com 37 anos de idade, era professor de música, regente e figura atuante em festas populares como o carnaval e nos concursos de fantasia infantis. Foi ele que introduziu a corneta com pistão no Brasil, sendo assim responsável pela disseminação do instrumento no país, por meio da Fanfarra, no início da década de 80.
Antônio Pio, maestro da Fanfarra Regente Feijó, conhecida em todo o estado de São Paulo, é lembrado com carinho por diversas gerações.
A assistente social Roseli Lima, moradora antiga da cidade, relembra com emoção:
“Quem organizava a parte do carnaval era ele também, fora a fanfarra que a gente curtia. Na época das matinês a gente sempre participava, ia para os concursos de fantasia que eles organizavam. Ele apoiava muito, era uma figura muito marcante. Usava óculos escuros, colar havaiano, camisa florida... tinha uma presença muito bacana.”
Seu sobrinho Pio Santos é um dos responsáveis pela articulação da escolha do nome e afirma “É um reconhecimento emocionante de sua dedicação à educação e de sua inestimável influência através da lendária Fanfarra Regente Feijó, que moldou tantas vidas e elevou o nome de Cotia.”
Aniversário da Cidade e Romaria com artistas locais
Uma evidência de que a nova gestão da cidade está atenta a valorizar a cultura local, é a presença em eventos e shows com participação de artistas locais, feitos inéditos na cidade que sempre escolheu contratar artistas de fora.
Na 82ª Romaria de Caucaia do Alto a Pirapora do Bom Jesus, que aconteceu dia 27 de abril, shows de Elaine Braga, Elvis Nunes e a dupla Nando e Kauã, abriram os shows do dia, seguido pela dupla sertaneja celebrada nacionalmente Mayck & Lyan.
Já nas comemorações dos 169 anos de Cotia, realizadas em 2 de abril, diversos artistas locais se apresentaram no palco montado em frente à Prefeitura e contaram com os seguintes artistas:
Lenny Araújo, Grupo Sente a Vibe, Amanda NegraSim e Vim de Marte. O encerramento das festividades ficou por conta do famoso cantor Péricles. Além dos shows, a programação inclui atividades esportivas e recreativas na Praça da Matriz promovidas pela equipe da Secretaria de Esportes e da Juventude, comandada pelo Secretário Pedro Henrique Maciel Peixoto.
Com o nome do teatro definido e artistas locais sendo aplaudidos na cidade, a expectativa vai além da inauguração de um espaço cultural, marca o símbolo da força da memória, da representatividade, do pertencimento dos fazedores de Cultura e da participação cidadã.