11/05/2023
A Sabesp está ampliando a oferta de água através de uma adutora de reforço para a Granja Viana. Segundo estudos da companhia, a falta de água iria acontecer constantemente nessa região. Alguns pontos são mais delicados e demoram mais, como a rua José Felix de Oliveira, esquina com a Nova Amazonas. Além do córrego, são várias interferências, sendo uma delas encontrada inesperadamente. Muito movimento, fibra ótica, rede de água existente etc.
A obra prejudica o trânsito no Centrinho da Granja e causou um bom estrago. Árvores retiradas, calçada desfeita, muro derrubado, entulho em volta.
A área é uma APP – Área de Preservação Permanente. A lei florestal determina que as áreas situadas perto de qualquer curso d´água têm com área de proteção permanente uma faixa que varia de acordo com o tamanho do curso d´água. A vegetação situada em APP deverá ser mantida pelo proprietário da área, possuidor ou ocupante a qualquer título, pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado. Alterações na vegetação nativa de APP somente poderão ocorrer nas hipóteses de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ambiental, conforme previsão da lei. Membros do grupo Panverde, coletivo de grupos ambientalistas, ONGs, Movimentos e Associações têm monitorado a obra e cobrado todas as reparações previstas em lei.
Danos na Sinalização
O Site da Granja escutou também relatos sobre como a população tem se comportado em relação à sinalização e outros cuidados com a obra:
O estreitamento de pista acaba impactando o trânsito na José Félix e por conta disso houveram alguns casos de danos e sumiço das placas de sinalização local, fundamentais para segurança de todos. Alguns motoristas atropelam cones e placas ou até mesmo os retiram, prejudicando todo mundo, pois sem a sinalização, a obra pode ficar perigosamente "invisível". Falta também a conscientização de alguns pedestres sobre a obrigatoriedade de se mudar de calçada, de atravessar a rua. Houveram também ocorrências de alguns cidadãos invadindo o local da obra para verificar o que está sendo realizado, os expondo ao risco de queda.
A obra esta à cargo da empresa Gimma Engenharia, contratada da Sabesp, que informou que o término das obras está previsto para 22/05/2023.