19/03/2025
Mauricio Orth
Em 27 de fevereiro, ao lado do Secretário de Cultura Pedro Henrique Maciel Peixoto, o prefeito anunciou em seu perfil no Instagram que defendia o nome “Silvio Santos” para o Teatro Municipal de Cotia, em fase final de obras. A postagem desencadeou reações diversas, especialmente de artistas e agentes culturais. Estes argumentavam e enumeravam algumas razões pelas quais esta escolha estaria equivocada. Uma delas seria perder a oportunidade de se homenagear uma personalidade com significativa trajetória e contribuição cultural de Cotia, colocando seu nome no primeiro equipamento público cultural de expressão do município.
As manifestações solicitando uma reflexão mais profunda, no sentido de se valorizar os talentos e cultura locais, não foram consideradas: no dia seguinte, em 28 de fevereiro, sem comunicar sua decisão, o prefeito publicou decreto determinando que o nome do Teatro seria “Silvio Santos”.
Durante o desenrolar desses fatos, o Conselho de Cultura da cidade solicitou reunião com o Prefeito, que foi agendada em 07/03. Na ausência do prefeito, Edgar de Souza, chefe de Gabinete da prefeitura, o representou. Estavam também presentes Pedro Henrique e Vavá Oliveira, Secretário e adjunto da Cultura, além dos membros do Conselho de Cultura.
Diversos temas foram tratados, dentre eles o nome do Teatro, quando a classe artístico-cultural manifestou suas colocações sobre a falta de representatividade do nome escolhido. Edgar disse que levaria as reinvindicações ao prefeito. Existem rumores não confirmados de que Formiga teria uma relação pessoal com a família Abravanel, havendo a possibilidade de eventual aporte financeiro para a manutenção/programação do teatro por parte da família. Durante a reunião, a publicação do decreto, feita pelo prefeito à despeito da polêmica criada, não foi mencionada por nenhum dos representantes do poder municipal presentes. Isto causou grande decepção nos membros do Conselho, que ao saberem do fato posteriormente, se sentiram enganados. Assim, as manifestações contrárias à escolha do nome ficaram ainda maiores.
Mediante as reivindicações, o prefeito declarou que voltaria atrás, afirmando que o Teatro vai se chamar “Teatro Municipal de Cotia” e as salas do Teatro ganharão nomes de artistas locais. Esta ideia surgiu através de membros do Conselho. Novamente em seu perfil do Instagram, o prefeito fez uma enquete com duração de 24h aproximadamente solicitando para que os internautas se posicionassem sobre o nome das salas, que são sete. Antônio Pio dos Santos Neto, Jair Rodrigues, Mãe Alcina, Rita Lee, Rolando Boldrin e Seu Dito da Congada (ordem alfabética) foram alguns dos nomes sugeridos.
O novo equipamento público está sendo construído no antigo recinto de eventos (Rua Engenheiro Leon Psanquevich, 273, Centro), ao lado do Terminal Metropolitano.
O Site da Granja aguarda a confirmação do novo posicionamento declarado do prefeito e o resultado da enquete. Tão logo se oficializem, serão aqui publicados.