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Pórtico na Raposo Tavares gera polêmica e prefeito Welington Formiga cobra retirada de pedágio em Cotia

11/09/2025



Um pórtico instalado no km 37 da Rodovia Raposo Tavares, em Cotia, voltou a levantar dúvidas e preocupações entre motoristas e autoridades locais.


Embora uma placa no equipamento informe que se trata apenas de um “pórtico de monitoramento”, sem relação com cobrança de tarifa, a semelhança com estruturas utilizadas em pedágios reacendeu o debate sobre a implantação de praças na região.

Prefeito critica impacto do pedágio

O prefeito de Cotia, Welington Formiga (PDT), utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (10) para se posicionar contra a instalação de uma praça de pedágio “praticamente no centro da cidade”. Segundo ele, a medida poderia gerar prejuízos diretos a trabalhadores, estudantes e famílias que dependem diariamente da Raposo Tavares.

“No ano passado foram aprovadas obras na Raposo, acompanhadas da previsão de pedágios. Houve audiência em Vargem Grande Paulista com participação do governo anterior de Cotia. Agora, solicitamos ao Governo de São Paulo que retire esta praça, pois ela afeta diretamente a vida da população. Recebemos a promessa de que será retirada!”, afirmou o prefeito.

A apuração do portal Cotia e Cia destacou que, pelo edital de concessão, o ponto de cobrança deveria estar no km 39, próximo ao acesso para Caucaia do Alto.


Divergência de localização

No entanto, a estrutura foi instalada dois quilômetros antes, no km 37, o que reforçou a desconfiança da população.

A concessionária Sorocabana, responsável pela rodovia, informou em nota que não houve erro. A empresa alega que a posição foi definida a partir de “critérios técnicos e de segurança viária aprovados pela Artesp” e que a menção ao km 39 no edital era apenas uma referência preliminar.


Monitoramento ou cobrança?

Segundo informações já apuradas, o pórtico tem como finalidade apenas registrar o volume de veículos que circulam na rodovia. Entretanto, como estruturas semelhantes já são usadas em sistemas de cobrança automática, como o free flow implantado em outras estradas do estado, a desconfiança persiste entre motoristas.

Até o momento, o Governo de São Paulo, a Artesp e a concessionária não responderam oficialmente aos questionamentos sobre o futuro do equipamento instalado em Cotia.



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