TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Preservação da Vila do DAE tem Abraço na Sede e Reunião com o Prefeito Formiga

18/06/2025


Ana Alcantara e Mauricio Orth


Unânime, mobilização conta com diversas entidades presentes na Vila do DAE e na Prefeitura

Abraço na Sede

Cerca de 80 pessoas estiveram no domingo,15/06 na praça ao lado da antiga Sede da Vila do Dae, na Reserva do Morro Grande, para juntos se escutarem e pensarem coletivamente em uma destinação digna para este  patrimônio arquitetônico histórico, não só da Sede, mas de todas as suas edificações.

Essa iniciativa surgiu em consequência da demolição de 10 casas da Vila Operária  que a Sabesp ordenou em 09 de maio, impactando a todos que reconhecem a importância do local. 

Representantes da comunidade local, do poder público municipal, educadoras(es), agentes culturais e 12 associações socioambientais se uniram para uma dinâmica objetivando a revitalização do primeiro equipamento cultural de Cotia, um local de encontros e memórias do território e também da história do abastecimento de Água no Estado de São Paulo.

 No encontro, chegou-se à conclusão de que a única forma legal de se impedir imediatamente a demolição é a opção de tombamento pelo poder municipal, o que se acreditava ser possível mediante decreto do prefeito.

Pela prefeitura de Cotia estavam presentes Silvio Cabral, Secretário do Desenvolvimento Social e Periferias, Vavá Oliveira, Secretário adjunto da Cultura e Wagner Neves, Secretário adjunto do Verde, Meio Ambiente e Agropecuária, todos manifestando seu apoio à causa. Questionados se esse apoio poderia ser interpretado como oficial, foram categóricos que sim. 

Cabral afirmou que o tombamento era possível, mas que dependeria também de aprovação da Câmara. Ele ainda ligou para o Prefeito Welington Formiga no mesmo momento. O prefeito prontamente atendeu e, em viva voz, agendou uma reunião para terça 17/06, para receber uma Comissão e deliberar sobre medidas para a proteção deste patrimônio.

Encontro com o Prefeito e poder público

Uma comissão foi formada e o encontro aconteceu no auditório da Prefeitura. Na mesa estava o Prefeito Welington Formiga, os secretários Silvio Cabral, Márcio Dola (licitação e logística), Paulinho Lenha (Obras e Infraestrutura e  Vice-prefeito), Edgar de Souza e Gleides Sodré (chefes de gabinete). Também presentes estavam o Secretário de Cultura Pedro Henrique Maciel Peixoto e o adjunto, Vavá Oliveira, além de Márcio Rodrigues Silveira, secretário de Comunicação. Esse time de peso recebeu a comissão e trouxe falas sobre o reconhecimento da importância do Morro Grande como patrimônio histórico e natural. “A cidade não vai se ajoelhar pelos interesses imobiliários”, disse Formiga.

Um documento foi protocolado contendo solicitações em caráter de urgência, assinado por um coletivo composto por 12 organizações (foto).

As solicitações são:

Abertura de um processo de tombamento específico da Vila, Interrupção imediata de quaisquer novas ações de demolição na área, Participação ativa da comunidade, Apoio para a inclusão da Reserva no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e a Preservação do patrimônio histórico, um ato de cidadania e respeito à memória e de compromisso com as futuras gerações.

Silvio Cabral disse que “A reunião é o resultado de um trabalho que começou lá atrás. É uma conquista  contar com o  prefeito para termos à disposição toda a estrutura da prefeitura. Assim podemos recuperar uma história importante de nossa cidade.”

 Artista plástico, cenógrafo e especialista em restauro de Patrimônio, Vavá Oliveira diz que antes de ser secretário é “filho de Cotia”. Ele se debruçou nas leis para encontrar um caminho pelo tombamento municipal. “Criamos o modelo de lei segundo rege a lei orgânica municipal e enxergamos a possibilidade de termos o tombamento muito próximo. Hoje vi um  movimento organizado e vitorioso, dando oportunidade para artistas locais e lugar para economia criativa”

Welington Formiga foi direto: “No que depender de mim, já está assinado!”

Tombamento

O objetivo é o tombamento definitivo da área através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A pesquisadora Cristina Soutelo também entrou com pedido de tombamento pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), além de ser responsável pela conquista da Vila do DAE como Ponto de Cultura no Governo Federal, com o ECOMUSEU Morro Grande.

Falta de posicionamento da Sabesp

A Sabesp, agora privatizada e responsável pela área, foi procurada pelo Site da Granja desde fevereiro de 2024, somando até agora 14 e-mails e diversas mensagens via WhatsApp, frequentemente enviadas. O último, de 16/06, comunica sobre o fechamento desta matéria e solicita mais uma vez um posicionamento. As mensagens que são respondidas protelam o envio de informações. Até o momento da redação desta matéria, não se tem qualquer esclarecimento da Sabesp sobre que política adotará para a Reserva do Morro Grande e Vila Operária como um todo.

O Site da Granja ainda apurou que o colaborador da Sabesp responsável pela Estação de tratamento de Água foi convidado para o Abraço na Sede, assim como foi pedida a entrada na Sede, porém não compareceu nem forneceu a abertura do local.  

Abaixo-Assinado

Lançado recentemente, o  abaixo-assinado  pela preservação da Vila Operária do DAE e da Reserva Florestal do Morro Grande já possui mais de mil assinaturas e continua ganhando engajamento.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X







































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR