TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Reunião Conseg Granja Viana. Informação afasta o ladrão

02/09/2022


Aconteceu no auditório do SENAI Cotia - Ricardo Lerner, na Rua Direita, 955 a Reunião mensal do CONSEG Cotia Granja Viana, presidido por Maria Goreti Camarano desde 2013. Goreti é uma das criadoras do Vigilância Solidária por aqui:

“Em janeiro de 2015, junto com o Cmte Capitão PM Dias, resolvemos implantar o programa Vizinhança Solidária em uma área de divisa (entre Cotia e Carapicuíba) que estava sofrendo por estar no meio de uma rota de fuga e com altos índices de assaltos e similares. Desde lá,  temos obtido êxito, hoje  totalizando 16  áreas (grupos). O objetivo era reduzir a intolerância social, aproximando os vizinhos uns dos outros e por consequência, resgatar a sensação de segurança, por meio de posturas preventivas individuais e coletivas, desenvolvendo-se o sentimento de pertencimento social e dizer não à indiferença para com o outro.”

O Vizinhança Solidária visa incentivar ações básicas de comportamento e a conscientização da sua importância na segurança pessoal e coletiva, objetivando minimizar atos criminosos. Talvez com estes conceitos algumas destas ocorrências do último mês não teriam acontecido: 

Na noite de sábado, 30 de julho, na Granja, moradores estavam entrando em casa e foram rendidos por 4 indivíduos armados. Ali perto, por volta das 3:00h da madrugada, uma quadrilha tentou adentrar uma residência, o alarme foi disparado e o grupo fugiu. “Temos a suspeita que pela proximidade das ocorrências, uma mesma quadrilha voltou a atuar”, sugere um morador que pediu para não ser identificado.

Já na quarta-feira, dia 3 de agosto, por volta das 7h30 da manhã, perto do centrinho da Granja, uma profissional da saúde estava chegando à residência, viu três indivíduos pulando o muro para rua e entrando num carro cinza, fugindo em alta velocidade. E foram mais dois assaltos e uma tentativa em casas no centrinho da Granja em menos de uma semana, todas com o mesmo perfil. Moradores ausentes, ladrões pulam o muro levam laptop, relógios, joias... em menos de 40 minutos deixam o imóvel.

Um desses moradores, que tem como rotina sair sempre perto das 19:00h nas sextas feiras, saiu meio ressabiado, pois tinha ido fazer uma compra rápida antes e na volta viu 4 rapazes andando na rua. Pois às 20:00h, seu vizinho ligou por celular e disse ter avistado dois rapazes pulando o muro de sua casa para a rua, fugindo. Ele retornou rapidamente, entraram na casa junto com a GCM para avaliar o assalto, descobriram por onde entraram, reviravam tudo e levaram eletrônicos, canetas, joias e bens pessoais.

E terça-feira, 23, seis da manhã na São Camilo, próximo ao radar de velocidade, uma mulher de 55 anos foi vítima de roubo seguido de sequestro à mão armada. Ela foi levada para a Inocêncio Seráfico para sacar dinheiro em caixa eletrônico e obrigada a ir de mãos dadas com um dos indivíduos para não levantar suspeitas. Fora o trauma, o assalto estava visível, com a moto (azul) dos assaltantes parada no meio da São Camilo. Estes dias, no entanto, a quadrilha do PIX sofreu uma grande baixa com a prisão de líder, o Bigode.

 


No encontro, os presentes foram unânimes numa medida muito importante de proteção: A Informação.


Muitos casos recentes indicam que chamar os parentes e não a polícia primeiro, ajuda o criminoso. O carro utilizado na fuga seria localizado mais rapidamente, a câmera talvez mostrasse a placa, uma tatuagem descrita etc. 

A informação via B.O. norteia e instrui a polícia que, com mais dados e estatísticas, aumenta aqui ou ali sua força, fazendo com que os bandidos,  chamados "caçadores", saiam do município e vão agir em outros lugares. Isto tudo, somado à troca de informações entre vizinhos e o diálogo constante com as polícias com informações pertinentes, pode ser muito eficaz.

Eles lembram também do que não pode: informar em grupos de WhatsApp sobre batidas policiais, bloqueios etc. Estas ações estão perdendo força, porque estão "esvaziadas" pela rápida propagação nos grupos. 

Participaram da reunião, além de 11 pessoas da sociedade:

Sub-Comandante Luciano Estephano de Oliveira Leite - GCM de Cotia

Chefe dos investigadores  Sidnei Siqueira  - Polícia Civil

Maria Goreti Camarano – Vizinhança Solidária

Primeiro Tenente Edson Francisco de Farias Suva - PM

Primeiro Tenente Renan Carlos Ramos da Silva - Polícia Rodoviária

Agente Rodrigo Menino - Demutran / Setran


Serviço - telefones:

POLÍClA  - 190 ou 193 

BOMBEIROS- 153 

Vizinhança Solidária

4616-2835 

4702-7630 

4243-9655 

4614-7151 

94128-7360

Calendário de reuniões:



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X







































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR