08/07/2025
Nesta quarta-feira, 9 de julho, as repartições públicas municipais de Cotia estarão fechadas em razão do feriado estadual que marca o Dia da Revolução Constitucionalista de 1932, conforme estabelecido pela Lei nº 9.497/97.
Durante o feriado, apenas os serviços essenciais funcionarão normalmente, como os atendimentos de urgência e emergência nas unidades de saúde (Pronto-Socorro Infantil, SAMU, Pronto Atendimento do Parque São George, Caucaia do Alto e UPA Atalaia) e a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM). Os demais serviços retomam as atividades na quinta-feira, dia 10.
A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento armado liderado por São Paulo contra o governo provisório de Getúlio Vargas, que assumiu o poder após o golpe de 1930, encerrando o ciclo político conhecido como “Política do Café com Leite”, no qual Minas Gerais e São Paulo se revezavam no comando do país.
Sem uma Constituição em vigor, Congresso Nacional ou Assembleias Legislativas funcionando, Vargas governava por meio de interventores nomeados diretamente. Em resposta, os paulistas saíram às ruas para reivindicar a volta da ordem constitucional.
O estopim do conflito foi a morte de quatro estudantes — Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo — em confronto com tropas federais. As iniciais de seus nomes (MMDC) se tornaram o símbolo do movimento.
Apesar de não receber apoio de outros estados, São Paulo manteve a resistência por quase três meses. O movimento terminou com a rendição dos revolucionários, mas contribuiu para que, no ano seguinte, Getúlio Vargas convocasse uma Assembleia Constituinte, que resultou em uma nova Constituição para o país.
Desde 1997, o dia 9 de julho é feriado oficial no Estado de São Paulo, instituído por lei sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.
[Com informações da Rádio Agência – EBC]
Foto: Reprodução Prefeitura de Cotia