28/05/2025
Esse texto estava em uma postagem recente no Instagram de Raphael Caldoncelli, Síndico no Condomínio Bosque dos Esquilos, na Granja Viana há 11 anos. E chamou a atenção do Site da Granja.
“Tenho acompanhado esse sistema em SP e vejo que tem funcionado. Ele funciona em todo o Estado. O cadastro é realizado junto à prefeitura de SP por empresas homologadas para trabalhar o Smart Sampa. Eu contratei uma empresa, a qual pagamos um valor mensal para utilizar o Totem e o sistema das câmeras. Podemos liberar a visualização para todos os moradores do condomínio. São 03 câmeras instaladas.” disse Raphael.
O Smart Sampa
Iniciado em 2023, o Smart Sampa tem como objetivo garantir uma pronta resposta na segurança à população. O Programa se integra com diversos outros órgãos, como SAMU, Corpo de Bombeiros, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) com seu cadastro de pessoas desaparecidas, como também a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), com seu banco de dados de foragidos da justiça.
Segundo a última atualização, feita ontem, 28/05, às 10:30h, as câmeras do Smart Sampa ajudaram na captura de 1.194 foragidos, sendo 876 presos em 2025. Só em maio, foram 119 presos até agora. E mais: foram localizadas 64 pessoas desaparecidas e o total de presos em flagrante foram 2.456!
Câmeras por todo o canto
O Smart Sampa prevê instalar 20 mil câmeras por toda a capital em pontos estratégicos, visando otimizar uma pronta resposta em ocorrências na cidade de São Paulo.
Tecnologias de Inteligência Artificial
Formulado com as mais modernas tecnologias que garantem rapidez e eficácia nas ocorrências do município, o sistema Smart possui algoritmos avançados que geram alertas inteligentes capazes de identificar atos de intrusão, vandalismo e furtos. Além de alertas que permitem a identificação de placas de veículos furtados ou roubados, tem ainda o sistema de reconhecimento facial utilizado nos equipamentos que permitem a localização de pessoas desaparecidas e foragidos da justiça.
Central de Monitoramento
Funcionando 24 horas, a central opera a plataforma que monitora as câmeras. Todo alerta de ocorrência localizado pelas câmeras ou pelos agentes é imediatamente direcionado a uma viatura da GCM mais próxima ao local identificado, garantindo pronta resposta aaos atendimentos.
O Smart Cotia
Cotia também está nesta onda. Conforme noticiado pelo Site da Granja, agora o sistema já está operacional e quer crescer. Ele já deu provas de sua eficácia: O sistema ajudou na prisão de integrantes de quadrilha de roubo de condomínios.
As prisões aconteceram na noite desta terça-feira (27/05). Dois presos foram detidos na altura do km 22,8 da Raposo Tavares e dois na cidade de Osasco.
A equipe da ROMU foi informada pela polícia civil que um veículo Honda Civic utilizado por criminosos em Cotia e região estaria trafegando em Cotia. A informação foi distribuída via rádio da GCM e lançada no Smart Cotia. Bingo! Uma imagem mostrou o Civic seguindo pela avenida João Paulo Ablas, sentido Rodovia Raposo Tavares. Um piquete foi montado na altura do km 22,8 e fez a abordagem do veículo. No carro foram encontrados dois suspeitos de participar de diversos crimes e que tinham pedido de prisão temporária. Ambos não só confessaram envolvimento em roubos a condomínios, como informaram sobre mais dois suspeitos de integrarem a quadrilha, que também foram detidos, em Osasco.
E ele vai crescer: A Secretaria de Segurança Pública de Cotia lançou segunda, 26/05, chamamento para adicionar mais câmeras ao sistema. O objetivo é credenciar pessoas físicas ou jurídicas interessadas na integração de câmeras de segurança ao sistema Smart Cotia, no âmbito do PROJETO VIGILÂNCIA CIDADÃ. Veja AQUI como participar.
A ideia é compartilhar informação
A tecnologia da informação é ferramenta crucial no combate à violência. Ela otimiza investigações e melhora o compartilhamento de informações entre órgãos de segurança. Cria mapas de calor do crime para o auxílio no policiamento. Assim é possível responder de forma mais rápida e eficaz a incidentes de segurança.