07/07/2023
Por algum motivo que se encontra no campo dos mistérios, Cotia e arredores concentra muitos centros religiosos de diversas ordens para quem está procurando paz, conexão espiritual, meditação, bem-estar, acolhimento, ou até mesmo um passeio diferente que pode ampliar as noções de crenças e práticas para toda a família. Para um mundo globalizado onde a diversidade ganha espaço cada vez maior na sociedade, confira algumas iniciativas na região que atraem pessoas de todo o Brasil.
Templo Budista Odsal Ling
Com suas cores vivas tradicionais do budismo tibetano, o Odsal Ling, templo paulista do Chagdud Gonpa Brasil, foi fundado em 1993, por S.E. Chagdud Tulku Rinpoche.
Faz parte de uma rede internacional de centros cuja origem é o Chagdud Gonpa no Tibete, monastério fundado no século XV. Os centros brasileiros oferecem ensinamentos e práticas de meditação da tradição Nyingma do Budismo Tibetano Vajrayana. Além do templo há também um monastério.
Para visitações é necessário marcar com antecedência por telefone ou email.
Horário de atendimento gratuito:
Sábados, domingos e feriados nacionais das 10h às 16h
Domingo às 8h prática de meditação da Tara Vermelha para quem quer dar os primeiros passos no budismo tibetano.
Rua dos Agrimensores, 1461 – Chácara Ondas Verdes – Cotia
Telefone: 11 4703-4099 e 4148-5826 ( Necessário Agendamento Prévio para grupos)
Site: www.odsalling.org
Email : eventos@odsalling.org
Templo Guaracy do Brasil – Espaço Mataganza
O Templo Guaracy do Brasil é uma instituição espiritualista, monoteísta, apolítica, sem fins comerciais, isenta de preconceitos, legalmente constituída em 02 de agosto de 1973 e com várias casas dentro e fora do Brasil. O objetivo e compromisso fundamental do TGB é a preservação e o desenvolvimento pleno da vida associado ao princípio holístico do Universo.
Rituais de umbanda gratuitos aos sábados e domingos às 10h e às 14h:
O som dos atabaques – tambores africanos e sem sacrifício ritualístico de animais. Em círculo, mulheres com saias rodadas e coloridas e homens de bata e turbante batem palmas e entoam cantos que evocam orixás e Pretos Velhos – espíritos que representam escravos anciãos.
Estrada do Caputera, 895 Ressaca – Cotia/SP
Telefone: (11) 93761-3919
Email: contato@mataganza.com.br /
Site: temploguaracy.org.br
Horário de atendimento particular: Necessário agendamento prévio
Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Ordem das Carmelitas Descalças
O Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Terezinha do Menino Jesus foi fundado em 13 de fevereiro de 1947 na Chácara São João e Graça e transferido para a Avenida Joaquim Barreto,162, em 24 de novembro de 1949.
No mosteiro é possível encontrar paz e tranquilidade, seja nas orações das irmãs Carmelitas descalças ou durante as missas. As missas ainda têm em sua liturgia o tom de respeito e musicalidade nos padrões da OCD. (Ordem dos Carmelitas Descalças), formada em 1593 por Santa Tereza d´Avila e São João da Cruz. As Carmelitas vivem restritas e em oração que começa antes do sol raiar.
São vegetarianas e vivem em silêncio. Nos intervalos das práticas devocionais e de lida com o lar comum, elas tem o dito “recreio” que ocorre duas vezes por dia, quando as Carmelitas podem conversar, praticar bordado e outros tipos de produção artesanal, para angariar fundos e para cobrir as despesas existentes. Além de receber fiéis em busca de orações, o Carmelo, dentro de suas condições e doações oriundas de outros benfeitores, produz e doa alimentos e roupas para pessoas carentes.
Av. Prof. Joaquim Barreto, 162 – Centro de Cotia
As visitações são por meio de agendamento.
Horário de atendimento: Consulte (11) 4703-2000 (irmã Maria Teresa Thais / Madre Ângela / Atendente Joice).
Facebook: Carmelo-do-Imaculado-e-Santa-Teresinha-do-Menino-Jesus/
Rede Nibu: Centro de Intercâmbio de Culturas Ancestrais
Instituição sem fins lucrativos que promove a defesa dos direitos culturais, territoriais, ambientais e sociais com ênfase nos povos indígenas brasileiros da Floresta Amazônica, no Acre. Uma espécie de território indígena no km 39 da Raposo Tavares.
Desde 2007, o Nibu, por meio do Diálogo de saberes, conecta o universo dos povos indígenas com o dos não indígenas onde a Mãe natureza é força vital que oferta seu equilíbrio. O instituto atua em intercâmbio técnico, tecnológico e cultural. Faz atendimentos espirituais, farmacológicos, ecológicos e sistêmicos, dentro das tradições dos povos originários, através de seus rituais, medicinas da floresta, benzimentos, defumações, assessoria indigenista, vivências, encontros e palestras.
Luiz Ramalho, multiartista e rezador, é guardião fundador do espaço que presta atendimentos na casa sede do Instituto e também fora dele.
Para atendimentos: 11 99995-5705
Templo Zu Lai
Situado no km 28 da Raposo Tavares, o maior templo budista da América do Sul também é o primeiro monastério Fo Guang Shan na América Latina.
Em abril de 1992, o Venerável Mestre Hsing Yün foi convidado para oficiar a consagração do Templo Budista Kuan Yin, em São Paulo, ocasião na qual estavam presentes à cerimônia o senhor e a senhora Chang, generosos discípulos, que doaram o sítio da família onde hoje se encontra o templo denominado Zu Lai.
Ao ser criado, o Templo Zu Lai mantém a tradição de realizar regularmente as práticas e cerimônias das Escolas de pensamento budista Chan e Terra Pura, oficiando cerimônias de “Oito Preceitos” e retiros de meditação. Orientada pelos preceitos do Budismo Humanista, as ações se baseiam em quatro pilares: o cultural, o educacional, o das ações sociais e o das práticas religiosas.
São 10 mil m2 de área construída, em uma área total de 150.000 m2. Com projeto inspirado no estilo arquitetônico dos palácios da Dinastia Tang, foi desenvolvido em conjunto por arquitetos chineses, taiwaneses, japoneses e brasileiros. As obras foram concluídas em outubro de 2003, fazendo surgir, assim, a “Terra Pura” do Budismo Humanista na América do Sul.
Site: www.templozulai.org.br
Instagram: @templozulai
Horário de atendimento:
De terça-feira a sexta-feira das 12h às 17h – Sábados, domingos e feriados das 9h30 às 17h – Segunda-feira: Fechado (mesmo se feriado).
Entrada e estacionamento gratuitos.
Endereço Estrada Fernando Nobre, 1461 – Parque Rincão – (Acesso pelo Km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares)
Telefone: (11) 3500-3600
Obreiros do Amor e Misericórdia
A OAM, Obreiros do Amor e Misericórdia, fundada em 12 de janeiro de 2010, é uma instituição cristã, inter-religiosa com fundamentos espíritas. Sua mentoria e inspiração vêm de João Paulo II, a irmã Dulce e o Dr. Chang. De caráter filantrópico,não possui vinculação político-partidária e sua sede está localizada na cidade de Embu das Artes, próximo a divisa com Cotia.
A Obreiros já atendeu milhares de pessoas e se tornou conhecida pela cirurgia espiritual em um processo também composto pelo passe magnético, palestra, água fluidificada, evangelho no lar e, quando indicado por um dos mentores, o acolhimento pós-cirúrgico (APC).
Em espaço verde privilegiado, atende gratuitamente por ordem de chegada. Conta com um restaurante amplo, para 220 pessoas e mini fazendinha que atrai também as crianças.
O valor do estacionamento é de R$ 25,00 por veículo, revertido para as atividades do @projetoenfrente que alimenta mais de 1.200 famílias em situação de vulnerabilidade.
Agenda:
06h30 às 08h - Entrada
08h- Fechamento do portão e início da palestra
09h- Atendimento espiritual
Site: oam.org.br
Instagram: @obreirosamoremisericordia
Facebook: obreirosamoremisericordia
Mariápolis Ginetta
Durante a II Guerra Mundial, em Trento, na Itália, Chiara Lubich, uma jovem de 21 anos, entendeu que poderia viver e disseminar a unidade entre todos os povos ao redor do mundo. Aqui no Brasil, por meio da Mariápolis Ginetta, essa missão acontece há 50 anos.
Em meio a mortes e destruições, Chiara Lubich compreendeu que o único ideal que não passa, independente do contexto histórico, é o próprio Deus. “Tudo pode acabar ou mudar, mas Deus continua junto de nós”, afirmava Lubich. Chiara criou seu Movimento confiando à Maria, mãe e rainha, a razão da unidade. Em todo o mundo hoje, somam-se 35 Mariápolis, como são chamadas os vilarejos. Três delas estão no Brasil.
A Mariápolis Ginetta está na cidade de Vargem Grande Paulista, com uma bela igreja, residências de famílias, consagrados, padres, bispos e até oriundos de outras denominações religiosas. A “Cidade Farol”, hoje bairro do município, é sinal constante do Encontro com Deus para os visitantes.
Missas:
Segunda a Sábado às 7h45 e 18h30
Domingo às 11h00 e 18h30
Para saber mais:
Instagram: @mariapolisginetta
WhatsApp: (11) 98752-9809
E-mail: ijesuseucaristia@gmail.com
Endereço: Rua Rozario Gaspar, 443, Mariapolis Ginetta, Vargem Grande Paulista - SP | HORÁRIOS DAS MISSAS
O Ilê Asé Ayie Sàngó Ojú Ewá
Instituto Gira-Sol e Terreiro da Mãe Alcina e Encantados
O Ilê asé atua na tradição espiritual e religião de matriz africana.
O Trabalho Sociocultural no Terreiro da Mãe Alcina, mais conhecido como Instituto Gira-Sol, localizado no Jd. Santana, em Cotia, existe desde 1984. É lá também que são realizadas várias atividades, o que o faz ser reconhecido pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria Municipal e Estadual de Cultura, sendo um dos quatro Pontos de Cultura de Cotia.
No espaço acontecem atividades culturais, eventos e trabalhos sociais. Cerca de 500 famílias vulneráveis são atendidas por mês nos mais variados programas, que vão desde o fornecimento de alimentos até atendimentos médicos, psicológicos e terapêuticos.
Acolhimento:
Sextas-feiras a partir das 11h para Tradicional Oração das 12h00, não é necessário agendar, no acolhimento é orientado para o atendimento da casa.
Rua Caminho Existente, 205 - Jardim Santana / Cotia / SP
Tel: (11) 4614-3708
Arautos do Evangelho - Basílica Nossa Senhora do Rosário
Os Arautos do Evangelho são uma associação internacional fundada em Roma em 22 de fevereiro de 2001. Em Cotia, foi inaugurada em maio de 2014. Localizado na divisa com Embu das Artes, seu conjunto arquitetônico remonta os castelos medievais, assim como as vestes dos sacerdotes do local. Desde sua fundação, recebe milhares de peregrinos que recebem os Sacramentos da Eucaristia e da Confissão.
Missas: domingos às 7h, 9h, 1h1 17h e 19h
seg a sexta 20h
Sábado 18h
Estrada do Capuava, 3040 – Acesso pelo Km 26 da Raposo Tavares
Bairro Bosque Capuava
Para saber mais:
Site: arautosgranjaviana.org
Whatsapp: 11942223995 Padre Lucas
Instagram: @arautosdoevangelhocotia