30/06/2025
Mauricio Orth - Ana Alcantara
Após demolição de 10 casas históricas feitas pela SABESP sem prévio aviso, a revitalização da Vila, patrimônio cultural e arquitetônico, ganhou impulso pela iniciativa popular e o comprometimento da administração municipal pelo seu tombamento imediato.
Breve histórico
Por conta da demolição, cerca de 80 pessoas participaram do primeiro "Abraço na Sede" da Vila do DAE, em 15 de junho, manifesto simbólico em defesa da preservação deste patrimônio histórico. Este encontro gerou o compromisso de reunião com o prefeito e equipe em 17 de junho, o que de fato aconteceu no auditório da Prefeitura.
As pautas foram o tombamento municipal emergencial da Vila, a suspensão de demolições, inclusão comunitária no planejamento, apoio governamental para o tombamento via IPHAN/CONDEPHAAT, e, sobretudo, respaldo para que a Reserva do Morro Grande ingresse no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Na reunião, o prefeito declarou com entusiasmo: “No que depender de mim, já está assinado!”.
2º Abraço na Sede
Dando continuidade ao movimento, o segundo "Abraço na Sede", aconteceu no domingo seguinte (29/06) e contou com a presença do Prefeito Formiga e sua família, o Secretário de Cultura Pedro Peixoto, seu Adjunto Vavá Oliveira, o secretário de Comunicação Márcio Silveira, e os adjuntos de Relações Institucionais Noemia Gaia e Wagner Neves, do Meio Ambiente. O encontro fortaleceu a continuidade dessa articulação promissora que cuida das pessoas e da prosperidade da região com a floresta em pé. Silvio Cabral, Secretário de Desenvolvimento Social e Periferias e um dos responsáveis pelo acontecimento do evento, não pôde estar presente por questões de saúde e por isso enviou sua equipe para representá-lo, além de recado por WhatsApp, que foi lido no evento.
Neste encontro, mais de 90 pessoas entre comunidade, movimentos sociais, ciclistas, pesquisadores e ambientalistas, fortaleceram o diálogo entre a administração e a comunidade, em defesa desse patrimônio histórico e ecológico, destacando a importância da responsabilidade de abastecimento de água para cerca de 450 mil pessoas.
O Prefeito declarou “Contem com este governo. Eu assinei o documento que a Ana (Ana Alcantara, do movimento MulherAção Cotia) e todos me trouxeram (o abaixo-assinado para o tombamento da Vila). Nós estaremos juntos nesta luta. E outra, usem o gabinete à vontade. Chame a atenção dos secretários.”
Ele ainda ressaltou a importância da água, que a SABESP deve para o município e que uma nova reunião, junto com a Prefeitura, SABESP e a comissão comunitária, será agendada em breve para a definição dos próximos passos.
Compromisso institucional e benefício comunitário
A participação ativa de diversas secretarias — Desenvolvimento Social e Periferias, Cultura, Meio Ambiente, Relações Institucionais — demonstra o alcance multidisciplinar da iniciativa. Além do tombamento e preservação ambiental, a proposta inclui transformar a Sede da Vila em um equipamento de desenvolvimento cultural, educacional e socioambiental. São iniciativas inovadoras que unem memória, natureza, cultura e cidadania — um legado para Cotia e para as futuras gerações.
Reserva do Morro Grande: Unidade de Conservação
A Vila do DAE está inserida na Reserva Florestal do Morro Grande, uma das mais importantes áreas de Mata Atlântica da região Metropolitana. A Reserva abrange cerca de 10.800 hectares de ecossistemas diversos, vitais para a proteção dos mananciais que abastecem a Grande São Paulo.
Especialistas, mobilizados por ONGs e moradores, vêm destacando a urgência de elevar o status da Reserva a uma categoria de Unidade de Conservação Integral (Parque Estadual, Reserva Biológica ou Estação Ecológica), conforme previsto no SNUC. Isso implicaria maior proteção legal, zoneamento e controle do entorno, combatendo caça ilegal e extrativismo predatório.
Na reunião de 17 de junho, a comunidade e o prefeito também discutiram esse processo e consolidaram o compromisso municipal de apoiar a inclusão da Reserva no SNUC, com amplo suporte técnico, legal e financeiro.
Se você sentiu de apoiar essa ação que é unanimidade entre a população e a prefeitura, seguem os dois abaixo-assinados para fortalecer a causa:
Para a Criação do Parque Estadual do Morro Grande
Para o Tombamento da Vila do DAE
Afinal, não há Vila sem Reserva nem Reserva sem Vila.