TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Exposição Retomada conta a história da Congada de Cotia em Fotos e Vídeo

12/05/2022


No próximo dia 15 (domingo)  às 18h, acontece a exposição virtual de fotografia e vídeo do projeto Retomada, criado pelo fotógrafo Alberto Lefèvre, morador de Cotia e apreciador da cultura e das festas tradicionais da região.  

A exposição premiada pela Lei Aldir Blanc conta um pouco da retomada da Congada de Cotia através da força das cinco filhas, família e amigos do Seu Benedito, após a sua perda em 2016. Esse grande mestre foi responsável pela chegada da Congada por aqui, trazida de São Luís do Paraitinga de onde ele veio ainda pequeno. Seu Dito foi uma pessoa ímpar, contagiava com sua alegria e com a música, mantendo viva a história dos seus ancestrais. Esse homem fez história por aqui e deixou o seu legado. Não há um só bairro nessa cidade que não saiba do famoso Seu Dito da Congada. 

Através de imagens sensíveis que falam por si só, a Mundo Aflora, agência de turismo receptivo de Cotia, resolveu contar um pouco dessa rica história numa parceria com Alberto e com o importante apoio da OUZ Cenografia e do Colégio Sidarta. 

A exposição irá acontecer no encerramento dos festejos da Congada de São Benedito, em comemoração ao 13 de maio, Abolição da Escravatura. 
Exposição Retomada
Realização: Alberto Lefèvre 
Domingo dia 15 de maio às 18h
Rua Padre José Ferreira de Seixas, 146 – Vila São Joaquim 


Programação da Congada de São Benedito de Cotia, evento presencial com seis congos convidados

 

 'Encontro Cultural em Celebração à Congada' abrirá a programação no sábado (14). A festa termina no domingo (15) com show da sambista Leci Brandão


Ela está de volta! A Congada de São Benedito de Cotia retoma a programação presencial no próximo fim de semana com eventos no sábado e no domingo (14 e 15/05). A festa é realizada com o apoio da Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia e, neste ano, tem o apoio da Secretaria de Turismo. Seis congadas estão confirmadas na festa que marca a comemoração de 71 anos de Congada de São Benedito de Cotia Patrimônio Cultural Imaterial de Cotia (Lei 1.823/2014), [programação abaixo].


Celebrarão a festa em Cotia a Congada de Santa Efigênia que canta e dança para os santos católicos, Reis e Rainhas congas a cultura popular trazida pelos africanos ao Brasil, mantendo a tradição deixada pelos escravos. A Congada foi fundada em Mogi das Cruzes, em 1984. Hoje, está nas mãos de Gislaine Afonso, filha do fundador, Capitão Zé Baiano.

 

A Congada de São Benedito de Pindamonhangaba foi fundada em agosto de 1994, em Taubaté e, hoje, está em Pindamonhangaba. Com formação familiar, o grupo é bastante conhecido no Vale do Paraíba e região e participa de apresentações em diversos estados brasileiros.

         

A Cia Folclórica do Parque São Cristóvão (Tatuapé) existe desde 2002 para mostrar o folclore religioso, já que muitas pessoas cumprem promessas durante o evento. Realiza Folia de Reis, Folia do Divino, entre outras celebrações.


O Grupo Moçambique União Folclorista de São Benedito do Belém foi fundado em 1945 em São Luiz do Paraitinga, hoje, em Taubaté. Já fez várias apresentações como Festival do Folclore de Olímpia, Festa do Bom Jesus dos Perdões, Festa do Divino em São Luiz do Paraitinga e Lagoinha, entre outras.


O Grupo Mucambos de Raiz Nagô foi fundado em 2008, no Jabaquara, zona sul de São Paulo. Brinca Maracatu de Baque Virado e outros ritmos tradicionais. Atualmente, desenvolve suas atividades no Centro de Culturas Negras do Jabaquara ‘Mãe Sylvia de Oxalá’. A Congada de São Paulo também está confirmada na festa.

 

Serviço

Encontro Cultural em Celebração à Congada de São Benedito e Congada de São Benedito

Dias 14 e 15 de maio

Rua Padre José Ferreira de Seixas, 146 – Vila São Joaquim



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR