TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Novo secretário assume Saúde de Cotia com carreira pontuada por diversos processos

14/04/2025


Mauricio Orth

Na sexta, 11/04, a Prefeitura publicou nota: "A Prefeitura de Cotia informa que o Dr. Ailton Ferreira deixou o cargo de Secretário de Saúde do município. A partir desta data (11/04/2025), ele assume uma nova função como Assessor do Chefe do Executivo, onde continuará contribuindo com sua experiência na área da saúde e gestão pública. Para dar continuidade ao trabalho na Secretaria de Saúde, a partir de segunda-feira (14/04) o novo titular da pasta será William Harada."

O que ocasionou a mudança? E quem é William Harada?

Harada é Indicação do Partido (PDT), inclusive seu nome era cotado em pré-listas de formação do secretariado de Welington Formiga.  Harada atua em secretarias diversas em municípios de SP há 20 anos e em seu currículo também consta uma vasta lista de processos em que aparece como réu. 

Rumores e divergências

Em 11/02, a Saúde foi alvo de cobranças de alguns vereadores em sessão na Câmara Municipal com menções sobre a falta de insumos e medicamentos nas UBS da cidade. Relatos internos provenientes de profissionais da Saúde que optaram pelo anonimato relataram divergências entre o Dr. Ailton e a secretária adjunta, Thamires Vieira. Servidora pública, Thamires atua na Saúde desde 2017, sendo presença forte na gestão anterior. Segundo os rumores, a renovação por mais um ano do contrato com Instituto Bom Jesus (IBJ), atual fornecedor de serviços de saúde, teria sido conduzida por Thamires, que também é filha do vice-prefeito e secretário de Obras e Infraestrutura, Paulinho Lenha.

IBJ e Cotia: Parceria antiga 

Essa renovação com a IBJ ficou ainda mais complicada por conta da reabertura, agora em abril deste ano, de um processo de 2018: O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) julgou irregular o contrato de 2018 entre Cotia e a IBJ. Um dos motivos da irregularidade é sobre se repetir antigos vícios: Este contrato é baseado em informações contidas em contratos anteriores que já haviam sido julgados irregulares. O TCE-SP considerou que houve repetição de erro.

Mas afinal, quem é William Harada? 

A partir de hoje, William Harada é o novo secretário de Saúde de Cotia. Ele é formado em ciências contábeis pela Braz Cubas e atuou na área contábil privada por aproximadamente 15 anos. Iniciou sua trajetória no Poder Público em 2005 e atuou em diversas funções administrativas, nas áreas orçamentária, de saúde e financeira. Até 2024, William Harada atuava como Secretário de Saúde de Mogi das Cruzes.

Em Poá de 2005 a 2008, ele atuou na como diretor de Suprimentos, secretário de Administração e secretário da Fazenda. Em matéria do Diário de Grande ABC de 15/08/2009, Harada aparece como citado em ação contra a prefeitura local, acusada de superfaturamento na compra de ambulâncias. Na época, Harada disse que seu nome constava no processo, mas não como réu. 

Na Prefeitura de Santo André ele foi coordenador de projetos e diretor administrativo e econômico da Secretaria de Saúde.

Já em Itaquaquecetuba, foi secretário de Receita, secretário de Governo, secretário de Finanças e secretário de Saúde. Aqui a lista de processos é grande. Harada está como réu por crimes de responsabilidade, improbidade administrativa, leis de licitação e enriquecimento ilícito.

De acordo com os dados indexados pelo site Escavador,  o nome William Sergio Maekawa Harada aparece em 27 processos. Com todos esses processos no Estado de São Paulo, em 51% ele aparece como polo passivo e em outros, como parte interessada.

Processos por Crimes de Responsabilidade

Movido pelo Ministério Público o processo nº 0002107-27.2021.8.26.0278 está sob segredo de justiça, o que significa que detalhes específicos não são divulgados ao público, e o processo está ativo na primeira instância. Ele incluirá a apresentação de defesas preliminares pelos réus.

Em outro processo (n° 0000534-51.2021.8.26.0278 - TJSP), enfrenta dificuldades em se encontrar todos os réus. O julgamento já foi remarcado várias vezes, sendo a última tentativa em março de 2025.

Vale dizer que “Crimes de Responsabilidade” a rigor não são crimes, mas conduta ou comportamento inadequados para o cargo ocupado. A sanção aqui é substancialmente política: a perda do cargo pelo infringente e, eventualmente, a inabilitação para exercício de cargo público e a inelegibilidade para cargos políticos.

Lei de licitações

Outro processo (0001535-71.2021.8.26.0278) em que Harada é réu envolve crimes previstos na Lei de Licitações. Nesse, identificou-se a conexão deste caso com outro processo, no qual Carla Zambotti Nucci, também atuante na prefeitura na época, aparece como ré. Iniciado em Itaquaquecetuba, o processo foi unificado e passará para o TJSP sob o número 0001503-03.2020.8.26.0278.

Improbidade administrativa

Harada é réu no processo (1003900-18.2020.8.26.0278 – TJSP) em que o MP-SP acusa fraudes em licitações ocorridas entre 2014 e 2018. O processo teve sentença proferida em março de 2024, resultando na revogação da liminar que bloqueava os bens dos réus. A decisão foi  em primeira instância e portanto cabe recurso por parte do MP-SP. Sua última movimentação foi em 31/03/2025.

Finalmente, Harada responde também a um processo (nº 1002375-98.2020.8.26.0278 - TJSP) movido pelo MP e pela prefeitura de Itaquaquecetuba por enriquecimento ilícito. O processo seguirá para novas decisões judiciais conforme as partes forem devidamente citadas e apresentarem suas defesas.

Saúde e Covid

Como secretário da Saúde, sua atuação virou notícia na pandemia, pois Itaquaquecetuba possuía as maiores taxas de casos graves e letalidade da Covid-19 na região do Alto Tietê, em dados do Painel de Gestão de Enfrentamento da Covid-19 no Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP). Em abril do mesmo ano (2021) o TCE apontava que o município era o único desse porte no estado que não possuía plano de enfrentamento ao coronavírus. 

A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) é uma agência de estatísticas do Estado de São Paulo. O Seade Coronavírus contém dados sobre casos, óbitos e internações relacionados à Covid-19. Nele, se confirma a informação: enquanto no mundo o índice de letalidade (divisão do número de óbitos pelo número de casos notificados da doença) era 0,3, no Brasil este índice foi 1,8 e, em Itaquaquecetuba, 3,6.  Harada foi ainda secretário de Saúde de Mogi das Cruzes, acumulando o cargo com a Secretaria Municipal de Finanças até 2024.

Situação da Saúde de Cotia

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) recomenda que existam 3,5 médicos por mil habitantes. Aproveitando os números disponíveis no site do Seade de dez/23, o estado de São Paulo apresentava uma média de 3,27, enquanto Cotia possuía 1,65 médicos por mil habitantes. Falta remédio, falta médico. Qual será o destino da Saúde em Cotia?



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X







































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR