09/10/2023
Cotia, de tantos pontos positivos, a começar pela sua qualidade de vida, esteve na mídia nacional, recentemente, por conta da descoberta de uma quadrilha que havia invadido e desmatado uma enorme área de proteção ambiental no município para a implantação de loteamento clandestino. A quadrilha foi presa pelas autoridades, mas os danos persistiram. Em todo o Brasil, a cada dia são detectados novos casos de loteamentos clandestinos e irregulares.
No empenho em combater ações criminosas e orientar compradores de lotes, uma campanha lançada em 2021 pela Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (AELO), a Lote Legal, conta com o apoio de importantes instituições. Assim, várias prefeituras compartilham as advertências da AELO e reforçam a vigilância em seus respectivos territórios.
Por meio do Programa Lote Legal, que mantém site próprio , as pessoas podem acessar a Cartilha do Comprador de Lote, que indica os cuidados a serem tomados por quem busca um espaço para construir a casa própria.
Diante de qualquer suspeita de irregularidade, o comprador deve relatar os fatos, recorrendo ao serviço Disque-Denúncia da AELO.
Em continuidade à parceria pela evolução do Lote Legal no município de Cotia, a AELO acaba de doar à Prefeitura 26 placas de 3 metros por 2 metros, cuidadosamente instaladas em áreas centrais da cidade, na periferia e junto às rodovias, alertando: “Loteamento clandestino é crime. Não compre gato por lebre. Denuncie!”
As placas divulgam também os canais do Disque-Denúncia da AELO: telefone 0800-000-2073 e e-mail denuncia@lotelegal.com.br.
O presidente e o vice-presidente da AELO, Caio Portugal e Luis Paulo Germanos, respectivamente, têm mantido constante diálogo com a Prefeitura de Cotia, na certeza de que essa ação de propaganda da campanha Lote Legal é mais um passo para a progressiva conscientização dos munícipes e dos visitantes sobre os danos causados pelos loteamentos clandestinos.