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Confusão nas informações sobre o plano de mobilidade da Raposo Tavares

17/08/2023



Após declarações do Prefeito Rogério Franco, o clima de incerteza sobre o plano de mobilidade da Raposo Tavares volta à tona.

Na medida em que Rogério Franco  afirmou categoricamente que o Governador Tarcísio de Freitas desistiu da execução do plano de mobilidade da Raposo pelo DER, em entrevista ao Cotia & Cia em 28/06, moradores de Cotia mais uma vez se viram diante de diversas reações e incertezas:

Caio Portugal, CEO da GP Desenvolvimento Urbano, acha que a sociedade civil deve cobrar do Poder Público, seja estadual ou municipal, mais transparência nessas informações.

Se a fala do prefeito se concretizar, ele a vê com muita frustação, porque foram horas e horas de trabalho de vários profissionais, inclusive da própria GP de forma voluntária, valores gastos pela prefeitura, ou seja, dinheiro público, que, a se confirmar a desistência do plano de Mobilidade do DER, devem ser ressarcidos pelo Governo do Estado. Na entrevista acima citada, Rogério Franco fala em R$ 5 milhões.

Afinal, o trabalho pela busca de melhoria da mobilidade vem sendo desenvolvido desde 2002, em diversas frentes, seja pelo legislativo, seja pela sociedade civil.

Boa parte dos estudos e do plano de mobilidade estão nas contrapartidas propostas para a prefeitura por conta dos loteamentos GP.

Relembrando como tudo começou

Em setembro de 2017, por conta do processo de aprovação do Loteamento Florada das Laranjeiras, a GP havia contratado pesquisa sobre o crescimento da cidade de Cotia desde a virada do milênio.

Constatado um crescimento acima da média nacional, a GP e a prefeitura realizaram reuniões que culminaram com a proposta da  GP reverter uma parte da contrapartida deste loteamento em projetos de estudos sobre a mobilidade.

Aceita, a proposta gerou uma parceria entre prefeitura e  GP para buscar as melhores soluções para os problemas de mobilidade de Cotia. 

Mais pesquisas foram realizadas do Km 21 ao Km 30 da Rodovia Raposo Tavares. Foi possível constatar que 60% do tráfego  nesse trecho é local, ou seja, são viagens curtas, nos dois sentidos, SP-Interior, e interior-SP, que levam as pessoas de Cotia um lado para o outro da estrada, por falta de conexões viárias alternativas à rodovia.

Com esta  base de dados, foram gerados os projetos funcionais apresentados à equipe técnica da Prefeitura (Secretaria da Habitação), e a equipe técnica do DER.

Projeto aprovado por todos

Assim, em 30/04/2019 foi realizado encontro com Prefeitura, com o Governo e diretores do DER, no teatro da Würth, que desembocou na aprovação do projeto funcional contendo 36 intervenções.

A prefeitura de Cotia já havia se reunido diversas vezes com o Governador Dória e seu Vice-Governador Rodrigo Garcia, os quais sinalizaram que poderiam existir recursos orçamentários para essas obras, desde que Cotia bancasse os projetos executivos e as desapropriações dos terrenos necessários à implantação. 

Em decorrência dessa sinalização, aconteceu uma mobilização local entre empresários para o levantamento de fundos  para a realização dos projetos executivos.

Cotia fez a sua parte

Com o objetivo alcançado, foram contratados os projetos executivos complementares e firmado o termo de convênio para a execução das obras, e, finalmente, em 01/07/2022, o então Governador Rodrigo Garcia veio pessoalmente assinar o termo de início da contratação das obras, conforme noticiado pelo Site da Granja. Recentemente, em 13 de abril, houve a abertura dos envelopes que definiu os participantes do certame.

E agora?

Escutado pelo Site da Granja, o vereador Sérgio Folha (PV) participa dessa história há pelo menos 06 anos. Como secretário de Habitação e Urbanismo de Cotia ou vereador, procurou em cada troca de governo estadual e de diretorias do DER atualizar o assunto com os recém-empossados para impulsionar o projeto.

Folha comenta que sempre encontrou boa receptividade nessas trocas. Quando Tarcísio assumiu o seu cargo, em janeiro de 2023, solicitou a suspensão por 90 dias das licitações em andamento, medida considerada de praxe para que se tenha um tempo de avaliação. Findo o prazo, Folha afirma não ter encontrado a boa receptividade demonstrada pelos governadores anteriores e comenta sobre uma certa morosidade sobre o assunto.

Falando em morosidade, aliás, comenta que tem recebido ultimamente relatos de pessoas e trabalhadores que desistem de atuar economicamente em Cotia e região por conta do tempo excessivo desperdiçado no trânsito causado pela saturação da Raposo Tavares. 

Reunião com o DER

Recentemente Folha solicitou mais uma vez audiência com o governador, ainda sem resposta, e tem agendado para dia 06/09 reunião com Sérgio Codelo, o novo superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Codelo atuava até então na superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em São Paulo, órgão ligado ao Ministério dos Transportes. Sua origem é do Exército Brasileiro, no qual atuou durante 17 anos em diversos Batalhões de Engenharia.

DER e CCR juntos?

Portugal ainda ressalta que é importante dizer que os projetos do DER e da CCR não se anulam, são complementares: Em seu vídeo de 2014 (veja AQUI),  a CCR propõe alterações bastante semelhantes à proposta da DER nos kms 23 e 26, sendo que a força maior do projeto da CCR se encontra entre o Km 21 e a cidade de SP, com a eliminação dos semáforos já em trecho urbano de São Paulo e a  previsão de uma alça para acesso direto à Marginal Pinheiros. 


As soluções apresentadas pelo Grupo CCR (leia a matéria completa aqui) durante o 2° Fórum Melhor Mobilidade, realizado no dia 26 de agosto de 2014, 09 anos atrás,  no Centro Cultural Wurth.

Já o Projeto de mobilidade do DER abrange somente o trecho entre os kms 21 e 30.

Folha acredita também que são complementares, pois como o Projeto entregue ao DER diz muito à respeito da mobilidade de Cotia, incluir as propostas feitas pela CCR em seu trecho mais próximo a SP só vem a agregar.

Opinião do prefeito

Neste sentido, o Site da Granja enviou pergunta ao prefeito Rogério Franco:

“Por que não considerarmos a proposta de DER e CCR juntas para o plano de mobilidade da Raposo Tavares em seu trecho inicial?” 

A prefeitura respondeu favoravelmente com nota, aqui resumida:

“Em 2019, a Prefeitura de Cotia concluiu e entregou ao Governo Estadual um projeto denominado "Plano de Mobilidade do km 21 ao 30". Por ser em rodovia estadual, a execução do projeto precisava de apreciação, aprovação e investimentos do Governo do Estado. À época, o então governador se manifestou favorável ao projeto e informou que providenciaria os trâmites para a execução. Portanto, o andamento deste caso deve ser apurado junto ao Estado/DER.

Em relação à concessão da rodovia - trecho que atualmente está sob jurisdição do DER - o caso é de competência, como se sabe, do Governo Estadual. Há, no entanto, a expectativa de que, caso o trecho seja concedido, receba investimentos em melhorias e, neste caso, seria muito bom para o município se fossem consideradas as intervenções sugeridas no Plano de Mobilidade do km 21 ao 30 feito pela Prefeitura de Cotia.

O Plano aponta melhorias para o município de Cotia, uma vez que o plano foi encomendado e pago pela Gestão Municipal. Caso o referido Plano possa se somar a outros projetos que prevejam melhorias na parte inicial da rodovia, o impacto positivo poderá ser potencializado.”

O Site da Granja também enviou perguntas para o DER e até o fechamento desta matéria não obteve resposta.


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