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Privatizada, Raposo Tavares terá túneis, acessos e pedágios no trecho entre SP e Cotia

09/04/2024


Novela: Projetos para melhorar mobilidade na região são discutidos há mais de 20 anos

Governo de SP realiza consulta pública para conceder trecho na região metropolitana da capital

Apesar do nome, o Lote “Nova Raposo” prevê a concessão de trechos de vias operadas hoje pela concessionária ViaOeste e a Estrada da Roselândia (SP-029), além do trecho inicial da Raposo até Cotia. A ligação Castello-São Roque (SP-053) e o trecho municipal da ligação Cotia-Embu das Artes também estão inclusos.

A concessão prevê melhorias em dispositivos de acesso e retorno, entre outras obras de infraestrutura viária, além de serviços como atendimento por equipes de socorro mecânico, guincho, primeiros socorros e monitoramento das rodovias por sistemas de câmeras. O projeto prevê duplicar 36,16 km de rodovias, implementar 36,65 km de faixas adicionais, 48,26 km de vias marginais, construir 24 novos dispositivos viários, adequar 59 intervenções chamadas de obras de artes especiais, o que inclui pontes e viadutos, 38 novas passarelas e 73 pontos de ônibus. Clique aqui para mais informações 

Pedágios sem cabines

Os novos trechos concedidos terão pedágios sem cabines, com sistema automático livre e pagamento da tarifa por meio 100% automático (sistema free flow).

O funcionamento é bastante simples, muito semelhante ao “Sem Parar”: veículos são equipados com tag, que é identificada automaticamente por sensores à medida que o veículo passa por um ponto de pedágio. (mais informações AQUI)

O valor do pedágio é então debitado de uma conta previamente estabelecida, que pode ser recarregada manualmente ou automaticamente. Caso o veículo não tenha tag instalada, o motorista pode entrar no site da concessionária para fazer o pagamento através da placa.

A tarifa será calculada por trecho percorrido. No trecho entre Cotia e capital, a Raposo Tavares terá seis pórticos de cobrança:

Km 11,8  (R$ 0,62), km 15,1 (R$ 0,77), km 19,8 (R$ 0,92), km 24,7, km 29 e km 39,1. As tarifas variam de R$ 0,62 a R$ 2,30, nos dois sentidos da rodovia que pertencem a Cotia.

Na Av. Dr. Odair Pacheco Pedroso, está prevista a instalação de um pedágio próximo ao CT do São Paulo, cujo valor será de R$1,96, nos dois sentidos, conforme o projeto.

Ainda não é definitivo

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) já realizou, nos dias 28/03 de março e 03/04, audiências públicas em formato presencial e online.

A Consulta Pública 03/2024 ainda está disponível na página oficial da ARTESP, até às 18h do dia 16 de abril. Os interessados em participar devem enviar as contribuições por meio do formulário disponibilizado no site, nos formatos Excel e PDF, para o endereço eletrônico novasconcessoes@artesp.sp.gov.br, identificando o assunto do e-mail como “Contribuições Consulta Pública 03/2024.

Alguns ajustes no projeto ainda podem ser feitos. A prefeitura de Vargem Grande Paulista, por exemplo, reivindica a construção de uma passagem elevada sobre as pistas expressas da Raposo na região central da cidade, interligando o centro aos bairros.

Serão apreciadas apenas as contribuições que contenham identificação do participante e contato (e-mail e telefone), que estejam devidamente inseridas no formulário.

Quando? 

A Artesp prevê lançar o edital do projeto de concessão em junho deste ano para, em novembro, realizar o leilão.

A assinatura do contrato deve ocorrer em março de 2025 e os pedágios deverão ser instalados em março de 2026.

Reações 

Moradores da Granja Viana  questionam as novas alças no acesso e retorno à Avenida São Camilo e solicitam mais uma audiência pública pessoal para envio de sugestões.

Especialistas temem aumento de tráfego

O engenheiro civil Ivan Carlos Maglio, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP, recomenda que o governo priorize construir a Linha 22 para atender a região oeste da região metropolitana (veja mais informações AQUI):

“São concepções divergentes de cidade. O “Nova Raposo” reforça a visão 'rodoviarista' representada pelo projeto de potencialização da Raposo Tavares dentro da malha urbana. A outra prioriza o transporte de massa e a busca de maior qualidade urbana. “É a escolha entre um caminho sustentável e outro de ampliar impactos de tráfego e excesso de circulação de cargas e veículos sobre a região.”

O que é ARTESP?

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), é uma Autarquia Estadual responsável por regular e fiscalizar o Programa de Concessões Rodoviárias, o Transporte Coletivo Intermunicipal de Passageiros e outros serviços de transporte público delegados a ela pelo Estado de São Paulo. Criada em janeiro de 2002 e instituída como autarquia de regime especial, ela teoricamente possui autonomia orçamentária, financeira, técnica, funcional, administrativa e poder de polícia. Ela tem como finalidade regulamentar e fiscalizar todas as modalidades de serviços públicos de transporte autorizados, permitidos ou concedidos a entidades de direito privado.



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