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Governador Tarcísio diz em conversa com o prefeito Rogério que plano de mobilidade do DER não sairá na Raposo

10/08/2023



“Esquece o DER, isso nós não vamos fazer”, teria dito Tarcísio, segundo Rogério


Em entrevista dada no Programa Bom Papo e Cia #32 , em 23/06, o prefeito de Cotia, Rogério Franco, abordou alguns temas sobre a cidade, dentre eles o plano de mobilidade da Raposo Tavares.

A história vem de lá de trás: quando João Dória era governador (de 2019 até abril de 2022), ele prometeu o plano de mobilidade se Cotia fizesse o plano executivo e cuidasse das desapropriações. Rogério disse que a Prefeitura gastou mais de R$ 5 milhões no projeto executivo e cuidou das desapropriações, através de aumento de potencial construtivo nas áreas que seriam afetadas.

Finalmente, o DER iniciou a licitação no final de março deste ano (veja AQUI) .

No programa, Rogério afirma que conversou com Tarcísio poucos dias atrás (a entrevista é de  23/06), e ouviu do governador o seguinte:

“Não vamos fazer essa obra da Raposo, tem um projeto antigo da CCR (veja o video do projeto mais  abaixo), vamos fazer com eles.”

 “É muito legal, quase um bi e meio de investimento”, comenta Rogério.

Depois, Rogério explica:

“Este ano está vencendo o prazo de concessão da CCR (na verdade, ele venceria em fevereiro de 2024). Me parece que o governo do estado pode renovar esta concessão e aí eles vão ampliar o prazo de concessão para a CCR assumir e implantar aquele projeto. Pedágio? Isso tem que perguntar para o governador.”

A concessão da Raposo Tavares e Castelo Branco foi prorrogada, conforme carta da CCR publicada em 28/06, até março de 2025. O fato é que a concessão se inicia no KM 39, o que impossibilita a CCR de mexer neste trecho. Ou seja, a prorrogação do prazo não habilita a CCR a fazer seu projeto. Para que isso aconteça, uma nova licitação deve ser feita e a CCR precisa ganhar. Se for isso, só depois de março de 2025.



As soluções apresentadas pelo Grupo CCR (leia a matéria completa aqui) durante o 2° Fórum Melhor Mobilidade, realizado no dia 26 de agosto de 2014, 09 anos atrás,  no Centro Cultural Wurth.
Na época o projeto foi apresentado pelo então presidente da CCR Oeste, Eduardo Camargo, hoje Diretor Vice-Presidente de Negócios e responsável pela CCR Rodovias - Posse 28/04/2022 . 

Conheça as propostas do projeto:

No Km 26, a CCR propõe a construção de um viaduto de acesso direto da Avenida José Giorgi para a Raposo sentido São Paulo. No Km 23, haveria todo um remodelamento do trevo, que hoje tem sido um dos pontos de maior lentidão na rodovia. Mais adiante, na altura do Km 12, seriam construídos viadutos e túneis para facilitar o fluxo de carros de quem vem do Butantã e arredores e os dois faróis eliminados. Para quem utiliza a Marginal Pinheiros, a proposta é a construção de alças de acesso.

Outro ponto importante é que, em toda a extensão, do km 15 ao km 26, está prevista a ampliação das faixas, saindo de três para cinco em ambos os sentidos, além do acostamento. Após este alargamento, o estudo propõe que todas as passarelas e trevos sejam remodelados.

Segundo Camargo, todas estas melhorias propostas pela CCR poderiam ser percebidas pela população em pouco tempo. "Nos primeiros dois anos já teremos feito o complexo Viário da Rua Camargo, com acesso direto à Marginal Pinheiros, além de implantar equipamentos e serviços de atendimento ao usuário durante toda a extensão da rodovia", finalizou.

Ao final, Eduardo Camargo disse que, caso houvesse implantação de pedágio na Rodovia, já que esta ação não integra o projeto, seria o sistema eletrônico de arrecadação Ponto a Ponto, que permite a cobrança de pedágio por trecho percorrido.



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