TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações

de Olho na Granja

Entidades do terceiro setor compartilham saberes sobre Captação de Recursos

30/03/2023




Lembram do Movimento Juntos Vamos Mais Longe, que tratamos aqui na coluna no final de 2022?


Lançado em outubro, o movimento tem como propósito dar visibilidade às organizações do terceiro setor das regiões oeste e sudeste da Região Metropolitana de São Paulo. E já temos novidades pra contar a respeito do movimento nesse início de 2023.

Dentre os desafios identificados pelas organizações participantes, a captação de recursos foi apontada como uma das principais. Assim, foram preparadas oficinas online durante o mês de março com temas pertinentes, resultantes de uma pesquisa prévia realizada pela gestão do movimento. As quatro oficinas contaram com pessoas especializadas que cederam seu tempo para compartilhar saberes e experiências. 

A primeira foi com a Vivian Arata, vice-presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Cotia, que contou a história do CMDCA, sua importância e deu dicas importantes de como inscrever a organização no Conselho para captar recursos. “Que incrível que foi a oficina da Vivian, nos deixando mais atentos a pontos que nunca pensamos. Já levei o que aprendi para os demais da Associação SABRAC, estamos aprendendo muito com o movimento Juntos Vamos Mais Longe.”, relata Lucy, membro da SABRAC, Associação de Moradores do Ressaca e Caputera.

“Que incrível que foi a oficina da Vivian, nos deixando mais atentos a pontos que nunca pensamos. Já levei o que aprendi para os demais da Associação SABRAC, estamos aprendendo muito com o movimento Juntos Vamos Mais Longe.”

A outra oficina foi sobre captação de recursos com projetos culturais, com Silvana Barbara, produtora cultural, que esclareceu: “Enquanto os lançamentos não acontecem, recomendo aos artistas, produtores e organizações culturais, que tenham interesse em captar recursos por meio desse mecanismo, que comecem a planejar e escrever seus projetos. Etapas importantes desse processo, como apresentação, objetivos, planilha orçamentária, cronograma, equipe técnica e portfólio, demandam tempo para serem criados”. Sobre a oficina, Luciane, do Instituto AME, destacou: “Muito produtiva, de forma didática, Silvana transformou um conteúdo que é denso e desafiador em uma aula leve e prazerosa, na qual nos fez entender que sim, é possível para todas as organizações acessarem recursos através dos editais.”.


 “Muito produtiva, de forma didática, Silvana transformou um conteúdo que é denso e desafiador em uma aula leve e prazerosa, na qual nos fez entender que sim, é possível para todas as organizações acessarem recursos através dos editais.”


Outra forma de captação importante para as organizações é o financiamento coletivo, tema abordado por Gabriela Montenegro, educadora para a sustentabilidade, que mostrou de que forma a rede de pessoas de cada organização é poderosa para captar recursos. “Temos que migrar do paradigma da escassez para o paradigma da abundância, ou seja, tem para todo mundo. Por isso, acreditamos que vai ter e então colaboramos para criar”, apontou Gabriela. Para Robison, do Instituto Gira-Sol, Gabriela trouxe um “conteúdo rico, apresentado de forma didática e que agregou muito”. E ressaltou: “Realmente, como o propósito e as pessoas fazem parte dos valores de qualquer organização!”. Para Cristina Brasil, do Movimento MulherAção Cotia, foi gratificante participar da oficina e “absorver o conhecimento de uma pessoa tão generosa em compartilhar, como a Gabriela Montenegro.”.

“absorver o conhecimento de uma pessoa tão generosa em compartilhar, como a Gabriela Montenegro.”

E a última da série foi com Francisco Kanaan, sócio-proprietário da Kanaan Assessoria Contábil e Fiscal, sobre como apresentar a organização a empresas e investidores. Francisco reforçou a importância da transparência das organizações sociais, não só de seus resultados financeiros, mas de sua causa, propósito e impactos na sociedade para atraírem investidores e empresas. De acordo com Flávio, da SEAE - Sociedade Ecológica Amigos do Embu, “Francisco, profissional com larga experiência no terceiro setor, nos apresentou 7 tópicos importantes que qualquer ONG precisa respeitar se quiser sobreviver. Nós da SEAE agradecemos o esforço do ‘Juntos Vamos Mais Longe’ para que esse encontro acontecesse, bem como agradecemos a maneira simples e assertiva que o Francisco conversou conosco.”.

“Francisco, profissional com larga experiência no terceiro setor, nos apresentou 7 tópicos importantes que qualquer ONG precisa respeitar se quiser sobreviver”.

Positivo e animador ver organizações do terceiro setor assim unidas e tendo oportunidade de tantos aprendizados e tantas trocas de experiências. A sua organização social está localizada em Cotia, Barueri, Carapicuíba, Embu das Artes, Vargem Grande Paulista, entre outras cidades da Região Metropolitana Oeste e Sudoeste de SP? Faça parte do Movimento Juntos Vamos Mais Longe, inscreva-se no site: juntosvamosmaislonge.ong.br



Veja mais

Lente Social beneficia três ONGs da Região em projeto de inclusão no audiovisual
Jovem da EE República do Peru é aprovada na USP!
2024 – Boas perspectivas para as organizações do terceiro setor
Dia de Doar está chegando e você pode ajudar a impactar vidas
Um ano do movimento que une as organizações do terceiro setor da região
Mães e Pais que Lutam unidos pela causa autista
Movimento Juntos e o Brechó das Ongs
Um novo ano se inicia – como lembraremos de 2022?
O Movimento que unirá as organizações do terceiro setor da região
Colabore com a transformação da realidade de crianças e jovens. Acorde!
Centro de Desenvolvimento e Integração Tecnológica transforma vidas por meio do aprendizado, da cultura e do esporte
Transformando a realidade de crianças e jovens: vale a pena colaborar!
Felipe Cazé produz Arte com Economia Circular
Projeto Caucaia Solidário alimenta e resgata cidadania
Ao invés de brindes, empresa oferece aos clientes opção de ajudar causas sociais
Vamos doar? Faz bem para nós e mais ainda para quem precisa
Projeto Grãos de Ajuda atende 70 famílias em situação de vulnerabilidade na região
Instituto Cisne, uma história de 35 anos!
Conheça a ADRA, projeto social na região
Movimento Brasil sem Frestas – Granja Viana/ Cotia/ Carapicuíba

 


Marise Barbosa Uemura

Marise - doutora em Administração de Empresas pela FEAUSP, é sócia-proprietária da Precious Plastic Cotia, negócio de impacto socioambiental, atua no terceiro setor nas OSCs Âncora e SEAE - Sociedade Ecológica Amigos do Embu e é co-fundadora do Movimento Juntos Vamos Mais Longe. É facilitadora nas áreas de Empreendedorismo, Projeto de Vida e Cidadania. 

Moradora da Granja desde 2004, acredita na educação e na prática da cidadania para transformar realidades. Como ativista social e ambiental, luta por um planeta mais sustentável e por uma Granja melhor para os granjeiros. "A melhoria de nosso entorno depende de nós! Juntos somos mais fortes!"

Instagram@profmariseuemura   Linkedin/marisebarbosa





Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR