03/03/2022
Desta vez vamos conhecer uma história de um grupo de moradores de Caucaia do Alto que criou um projeto transformador para a comunidade próxima. A Flavia, uma das pessoas engajadas no projeto, contou em detalhes seu começo e o status atual.
Em fevereiro de 2021, com o início do segundo ano da pandemia e sem muitos sinais de melhora, tanto em relação ao vírus, quanto aos impactos sociais que já começavam a ser notados mais claramente (como o desemprego, pobreza e fome), um grupo de mulheres do Parque de Estudos e Reflexão Caucaia começou a pensar em soluções de ajuda concreta a comunidades vulneráveis da região de Caucaia do Alto, município de Cotia.
Rapidamente uma rede de voluntários começou a se organizar com a ideia inicial de fazer a ponte entre produtores rurais e pessoas que estivessem precisando de comida. Assim nasceu o Caucaia Solidário, que desde seu início contou com a participação de três casais comprometidos com o fornecimento de alimentos e espaço para produção de refeições. Elaine Castro e Mário Siqueira passaram a doar caixas de legumes e frutas, todas as semanas vindas do Ceasa. A Jéssica e o Leandro do Sítio a Pedra mais Alta e Entreposto de Orgânicos da Granja Vianna, também abraçaram de imediato o projeto, doando grande quantidade de legumes e verduras orgânicos. Foi então que o grupo percebeu que, com o volume de alimentos in natura doados, seria possível produzir pelo menos uma refeição semanal. Entrou em cena o terceiro casal chave: Maria Teresa e Renato, proprietários do Bichomania, que ofereceram uma das cozinhas do complexo para a produção de uma sopa completa e nutritiva para mais de 200 pessoas, além de cederem espaço para a produção das 50 sacolas de verduras, legumes e frutas que cada família cadastrada no projeto.
Um pequeno grupo, formado por sete pessoas, foi responsável por manter, literalmente, “o fogo acesso dos caldeirões de vida e de saúde”, garantindo que as 50 mulheres, muitas delas mães de famílias numerosas, pudessem receber alimento de boa qualidade nos seus lares, toda semana. Flavia, uma destas pessoas, faz questão de mencionar o nome dos demais: Rosana, Carolina, Francisco, Adriana, Vânia e Sr. Luis que, conjuntamente a uma potente rede de colaboradores, manteve também a doação de uma cesta básica e uma caixa de leite por mês, por família.
A cada semana que passava a doação acontecia e o contato com a comunidade ia se aprofundando. Surgiu então a ideia de montar uma cozinha comunitária na própria comunidade. Já no segundo semestre de 2021, além de manter a produção e doação de alimentos, o Caucaia Solidário realizou campanhas para que a própria comunidade pudesse fazer melhorias em um imóvel cedido por uma das moradoras para montar a cozinha.
Em 2022, o projeto passa então para uma nova fase: cozinha equipada graças às diversas doações e o desafio de manter o fornecimento de mantimentos para o seu funcionamento diário. A produção da comida é feita através de rodízio das mulheres cadastradas no projeto, sendo cada uma delas voluntária em um dia na semana e podendo receber as refeições nos demais dias.
“Como humanistas, acreditamos que parte das soluções para diversos problemas da sociedade está em pensar soluções coletivas. Existe um grande desequilíbrio no mundo atual, com um excesso de recursos de um lado e falta total em outro. Independentemente do lado que estamos, se pudermos ser ponte, sair um pouco dos nossos problemas cotidianos e doar da maneira que for possível, seja materialmente, com tempo ou trabalho daquilo que sabemos fazer, acredito que podemos ajudar a restabelecer o equilíbrio”, diz Flavia.
Inspirador, não é? Mais um exemplo de cidadãos comuns solidários e realizadores!
Quer contribuir com o projeto? Acesse perfil do Instagram e entre em contato. Toda ajuda é muito bem-vinda!