TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações

de Olho na Granja

Instituto Cisne, uma história de 35 anos!

03/09/2021



Neste mês, o desafio é resumir uma agradável conversa de mais de 3 horas que tive nas dependências do Instituto Cisne, uma associação beneficente sem fins lucrativos existente há 35 anos. Sua essência é o olhar acolhedor para pessoas com algum tipo de limitação psicossocial, transformando suas vidas. 

Fundado pela Dra. Amarilis de Oliveira em 1986, devido à necessidade de tratar e socializar o próprio filho, foram décadas de muitos desafios e aprendizado. Atualmente, a gestão está sob a responsabilidade de Achyles (presidente) e Marissol (Coordenadora), que participaram ativamente de boa parte de toda essa história.

As dependências são separadas em duas casas alugadas localizadas na região da Granja Viana. Uma das unidades é a Residência Inclusiva, que constitui a parte filantrópica da instituição, onde são oferecidas 10 vagas para pessoas de 18 a 59 anos com algum tipo de limitação intelectual, por meio de um convênio com a Prefeitura de Carapicuíba firmado há pouco mais de 3 meses (anteriormente, o atendimento a estas pessoas era integralmente arcado pela instituição); a outra casa é a sede principal, constituída como uma Instituição Beneficente, oferecendo os seguintes serviços:

a) Centro de Terapias Integradas: atendimento especializado em Estimulação Sensorial, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia, Psiquiatria e Terapia Ocupacional. Além do foco em atendimento a quem tem algum tipo de necessidade especial, os profissionais atendem também ao público em geral por preços abaixo da média do mercado. Em contrapartida pela parceria, um percentual do valor cobrado é repassado ao instituto para cobrir as despesas de manutenção. A equoterapia (terapia com cavalos) é realizada em outro endereço, mas também faz parte das opções da unidade. O centro oferece também Curso Básico de Integração e Processamento Sensorial para profissionais na área da reabilitação.

b) Centro de Convivência: são atendidas pessoas com algum tipo de limitação intelectual que podem passar o dia e têm diversas atividades disponíveis, como vivência, música, artes, movimento entre outras. Devido à pandemia, as atividades ainda estão suspensas, mas esperam que em breve possam voltar a atender com segurança. O serviço é pago e os preços praticados também são abaixo da média do mercado. 

Com brilho nos olhos, Marissol destaca “é importante ter uma qualidade no atendimento, fazer a diferença na vida destas pessoas” e reforça que o Cisne é um “lugar acolhedor”. Ela lembra que quando foi convidada a trabalhar na instituição (também chegou procurando assistência para uma das filhas), a fundadora, Dra. Amarilis, a orientou “seja mãe, apenas seja mãe”. E ela foi! Conta que muitas vezes levava os jovens frequentadores para passeios em São Paulo, Planetário, Zoológico e até para conhecerem a praia. Muito amor envolvido! Até grupo de escoteiros tiveram: a “Tropa Escoteira” foi a primeira do Brasil composta só de pessoas atípicas, ganharam inclusive prêmios de reconhecimento. 

Os desafios para a sustentabilidade financeira são muitos. Como houve redução dos atendimentos devido à pandemia (atualmente são 80 atendidos ao todo, mas têm capacidade maior), isso também impacta no equilíbrio financeiro, sobretudo devido às despesas fixas de manutenção. Para cobrir todos os custos e despesas da instituição, que incluem cotas de desconto oferecidas em casos excepcionais para os atendimentos (identificados após a triagem), além de custos adicionais da Residência Inclusiva (não suportados pelo convênio com a Prefeitura), dependem também de doações e de trabalho voluntário. Veja as formas de ajudar:

1. Doações em dinheiro (acesse aqui.

2. Transferência direta dos créditos da Nota Fiscal Paulista: utilize o CNPJ 56.322.696/0005-50 no sistema da Nota Fiscal Paulista (acesso pelo app ou pelo site).

3. Utilizando os serviços do Centro de Terapias Integradas, caso precise, e divulgando a seus contatos. 


ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE CISNE

www.institutocisne.org.br

Rua Pitanga, 38 - Chácara São João

CEP 06345-220 - Carapicuíba-SP

Telefones: 11 4169-7937 e 11 4169-7444


Veja mais

Centro de Desenvolvimento e Integração Tecnológica transforma vidas por meio do aprendizado, da cultura e do esporte
Transformando a realidade de crianças e jovens: vale a pena colaborar!
Felipe Cazé produz Arte com Economia Circular
Projeto Caucaia Solidário alimenta e resgata cidadania
Ao invés de brindes, empresa oferece aos clientes opção de ajudar causas sociais
Vamos doar? Faz bem para nós e mais ainda para quem precisa
Projeto Grãos de Ajuda atende 70 famílias em situação de vulnerabilidade na região
Conheça a ADRA, projeto social na região
Movimento Brasil sem Frestas – Granja Viana/ Cotia/ Carapicuíba
Vamos ajudar?
Cidadania no CEMUCAM
Projeto Inspire
Projeto Inspire
Protetoras Independentes
A solidariedade continua
Casa do Moinho
Unidos por Carapicuíba
Histórias inspiradoras
Ações solidárias
Notícias boas

 


Marise Barbosa Uemura

Marise é  Professora de empreendedorismo, pesquisadora e doutora em Administração de Empresas pela FEAUSP. Moradora da Granja desde 2004, acredita na educação e na prática da cidadania para transformar realidades. Como ativista social e ambiental, luta por um planeta mais sustentável e por uma Granja melhor para os granjeiros. "A melhoria de nosso entorno depende de nós! Juntos somos mais fortes!" 
Instagram@profmariseuemura   Linkedin/marisebarbosa





Pesquisar




X









































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR