04/02/2019
O ser humano sempre teve uma enorme atração pelo desconhecido. Os antigos descobridores foram além de seus mapas desbravando novos territórios, atravessando mares nunca dantes navegados. Quando não havia mais nada a descobrir sobre o planeta Terra, eles se voltaram para o céu e continuaram incansavelmente além das estrelas, em busca de outros mundos, e sabemos que essa viagem continuará para sempre. A verdade é que não existe limite para a aventura humana quando se trata do universo exterior.
É inacreditável, entretanto, que o ser humano, com raras e sagradas exceções, não tenha se dado conta de que há um Universo interior a ser descoberto, conhecido, conquistado. Um Universo muito maior que o universo exterior e que tudo criou e que tudo mantém. Quantos seres humanos se tornaram heróis de si mesmos? Quantos tiveram a coragem de empreender essa longa viagem de retorno para o seu lar de Origem?
Sem a viagem interior, as conquistas exteriores não terão valor, não nos levarão a lugar nenhum. A humanidade poderá evoluir científica e tecnicamente até à exaustão e, mesmo assim, permanecerá interiormente tão limitada, grosseira e infeliz quanto os homens das cavernas. Porque ela não se conhece. Porque ela não sai da caverna do ego, não atravessa a floresta da ilusão.
O principal meio de transporte para a viagem transcendental do autoconhecimento é a Meditação ou Recolhimento. Meditar virou moda no mundo inteiro. Mas será que as pessoas sabem mesmo o que significa Meditação? A Meditação é um grande mistério, talvez o maior de todos. Alguns dirão que leram tudo a respeito, fizeram cursos, estudaram manuais e aprenderam técnicas. Mas será que eles, além do conhecimento teórico, praticaram diariamente a Meditação, com sol ou chuva, frio ou calor, na doença e na saúde, com sono ou sem sono, com tempo ou sem tempo? Será que vivenciaram de maneira justa todo o seu imenso potencial?
Vamos elucidar algumas questões sobre a Meditação.
- Ela nos ajuda a viver melhor?
A Meditação transmite calma e coragem ao emocional, inteligência e capacidade de reflexão e concentração ao mental, relaxamento e bem-estar ao corpo. É um bálsamo, um santo remédio que pode curar, pouco a pouco, neuroses, angústias, carências e até problemas físicos. Ela tem a capacidade de nos tornar verdadeiramente humanos, seres que aprendem a dominar seu lado animal, a escolher seus objetivos e estratégias e fortalecer sua vontade, a capacidade de realização. Este é o primeiro grande nível da Meditação, mas existem outros cada vez mais profundos.
- Por que ela é um manancial inesgotável de benesses?
Porque tem o poder de nos libertar das algemas deste mundo e nos alçar aos níveis superiores de consciência do universo. Ela é o caminho para a Sarça ardente, o Poço de água viva, a Semente que caiu em solo fértil, o Orvalho celeste, a Árvore da vida, a Terra prometida, o Maná. Pode nos revelar os segredos da Criação, a linguagem primordial. Pode nos tornar senhores dos pensamentos e emoções, dos temperamentos e humores. Tem o poder de revelar, pouco a pouco, nossa real identidade e nosso verdadeiro destino.
A Meditação profunda nos eleva ao mundo do milagroso, onde nossa Alma pode vivenciar o mistério de um segundo nascimento no ventre do infinito, no colo da imensidão. Nesta viagem, você corre o risco de encontrar o Divino, de conhecer o Divino, de se tornar Divino.
Carmem Carvalho e Marian Bleier