TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações

Quarto Caminho

23/08/2017

O poder da Atenção A Atenção é tudo



A Atenção é tudo. Ela é o Caminho para o florescimento de nossa Alma e, também, do ponto de vista mais prático possível, é o caminho para uma existência muito melhor. Sem ela nossa vida é uma coleção de decepções e desastres.

A maioria de nossos problemas tem sua origem na falta de Atenção, no mundo neurótico e ilusório em que vivemos. As estatísticas sobre as causas dos acidentes confirmam essa situação caótica. Alguns exemplos podem ilustrar bem a questão.

Estamos caminhando pela cidade distraidamente e, de repente, somos assaltados ou caímos em um buraco. Lá se vai nosso dinheiro ou um pobre braço é fraturado. Como normalmente reagimos? Ah!... mas a culpa é do governo, da polícia, da loja que não cuidou da calçada etc. Estamos sempre nos justificando, pois nosso ego não suporta o papel de idiota.

Um dia desses passei por uma mulher muito elegante que havia pisado em um cocô de cachorro e que gritava a plenos pulmões contra o animal, o dono, a maldita prefeitura que não multava o cretino. É espantoso que, em nenhum momento, ela considerasse o fato de que estava sonhando acordada e não vira onde pisava.

A falta de Atenção nos impede de perceber com clareza a relação de causa e efeito em todas as nossas ações. Quantas e quantas vezes assistimos a alguém muito agressivo reclamar que é sempre maltratado? Como podemos desejar colher uma laranja-lima de um limoeiro? Como alguém que está sempre criticando e reclamando pode esperar acolhimento e simpatia? Na verdade, fazemos qualquer coisa para proteger a imagem que temos de nós mesmos e a que queremos passar para o mundo.

Vocês certamente se lembrarão de centenas de outros exemplos, situações que aconteceram com conhecidos. “Nós” somos sempre os heróis das histórias que contamos, mesmo que para isso tenhamos de “filmar” tudo de novo em nossa mente seletiva.

A prática diária de autênticas técnicas meditativas nos prepara, pouco a pouco, para o desenvolvimento de uma Atenção cada vez mais livre de todo o lixo mental e emocional que condena o ser humano a uma vida de escravidão e sofrimento.

É a Atenção que nos salva de uma infinidade de problemas. É a mesma Atenção que nos eleva aos níveis superiores de consciência e que nos aproxima do Criador.

Carmem Carvalho e Marian Bleier
Grupo Gurdjieff da Granja – GGGranja


Veja mais

Viver e Morrer (da Série Contos do Despertar)
Domingo de Páscoa (da Série Contos do Despertar)
O Olhar - contos do despertar
Jonas e a ilha - “Contos do Despertar”
A mulher dos sonhos (da Série “Contos do Despertar”)
Sem tempo para morrer (da Série “Contos do Despertar”)
A magia da vida (da Série “Contos do Despertar”)
O Perfume de outro Mundo
A solidão de Helena
O refugiado
O aquário e o oceano
Sobre Renascimento
Memórias de uma árvore
Infância com D. Alice
O namoro de Anne-Marie
Vida de padeiro
A fazenda do Tio Juca
A história de um soldado
A história de um soldado
A história de um soldado

 


Grupo Gurdjieff da Granja - GGGranja

Toda quarta-feira, das 19h00 às 20h30, o Grupo se reúne virtualmente para vivenciar os Ensinamentos de Gurdjieff, o grande mestre espiritual, com Marian Bleier e Carmem Carvalho. Os interessados podem comunicar-se através do 
E-mail: marianbleier@gmail.com

Pesquisar




X









































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR